Como Funciona a Segurança de Impressoras?
O conselheiro-chefe do departamento de segurança da HP explica o funcionamento da segurança de impressoras como um procedimento mais complexo dos que os já adotados por empresários em seus computadores. Ele os considera básicos e não suficientes e que cada dispositivo demanda proteção para que cada ação maliciosa seja detectada e descartada o mais rápido possível. O conselheiro também afirma que as impressoras há muito tempo deixaram de ser consideradas como “equipamentos burros”, ou seja, de função específica.
Muitas impressoras corporativas já funcionam como verdadeiros computadores, contando com sistemas operacionais próprios, capacidade de armazenamento incluindo memória e disco interno, e tudo isso faz com que também haja brechas para alguma falha de segurança. Segundo a HP, é justamente esta semelhança entre estes aparelhos e PCs comuns a solução que faz com que empresa esteja totalmente apta a investir em soluções que façam possível investimento em segurança de impressoras.
Como isso auxilia o usuário comum?
As impressoras domésticas, apesar de estarem cada vez mais avançadas, ainda possuem uma estrutura e capacidade mais simples do que as utilizadas em ambientes corporativos, o que infelizmente não as torna menos propensas de sofrer um ataque de hacker ou software mal intencionado, e prejudicar o usuário comum.
Os investimentos em segurança de impressoras ainda estão em fases iniciais, e estão mais focadas em linhas profissionais, o que é bastante comum em empresas de tecnologia que estão ligadas em TI, mas com o passar do tempo, estas soluções vão se tornando mais viáveis e baratas, o que resulta na inserção da solução em produtos voltados ao consumidor final e usuário comum.
A HP se vê como responsável por desenvolver os dispositivos mais seguros, o que é totalmente esperado para uma empresa responsável por uma enorme parte dos aparelhos eletrônicos utilizados em todo o mundo, a empresa também acredita ser mais eficiente desenvolver dispositivos seguros, do que educar toda a população de usuários a tomar medidas de segurança, afinal, mesmo com todo o cuidado corremos riscos maiores se estivermos utilizando um dispositivo desprotegido.
Enquanto especificamente falando de segurança de impressoras ainda não ser tão popular, é preciso focar nas soluções de segurança e proteção de Tecnologia da Informação já dispõe voltados para o mercado doméstico e corporativo. Para isso, conte com a TND Brasil, acesse www.tndbrasil.com.br e saiba mais.