Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

Estima-se que até 2020 o mercado de tecnologia relacionada à inteligência artificial poderá valer US$ 47 bilhões.

A estatística parece inacreditável? Acredite, ela é bem real! Afinal, diariamente, profissionais do mundo todo trabalham em novas soluções de inteligência artificial, consequentemente, a tecnologia está cada vez mais avançada.

As assistentes por voz dos smartphones são um ótimo exemplo disso: você pode pedir que ela te acorde, te lembre de comprar leite ou que ligue para alguém, como se estivesse conversando com uma pessoa. Tudo graças à inteligência artificial!

E essa é só a ponta do iceberg: esta ciência tem muito mais a oferecer à humanidade nos próximos anos.

Confira algumas das soluções que devem ser criadas pela inteligência artificial no futuro próximo:

Machine Learning

Atualmente, todos os esforços de inteligência artificial estão voltados ao machine learning – aprendizado de máquina em sua tradução livre.

Como o próprio nome diz, trata-se de máquinas que não apenas são inteligentes, mas também, são ensinadas a aprender sozinhas. Assim, quanto mais vezes um robô realizar determinada tarefa, melhor ele a executará. Este conceito é chave para os demais, que veremos a seguir.

Chatbots munidos de inteligência artificial

Os chatbots trouxeram a inteligência artificial ao universo do atendimento ao cliente. Graças a eles, os clientes podem começar a conversa com um robô, que responde suas dúvidas até onde conseguir. Só então um humano assume a conversa: ele é o último recurso.

A inteligência artificial e o machine learning prometem tornar estes robôs cada vez mais ágeis, de modo a resolver mais tipos de problemas. A tendência é que a intervenção humana seja mais esporádica, assim os atendentes podem se concentrar em tarefas mais importantes.

 Análise de dados com inteligência artificial

Outra aplicação da inteligência artificial que é muito interessante para as empresas é na análise de dados: se agora, é preciso que um humano analise linhas e linhas de planilhas para tomar uma decisão ou identificar uma tendência, no futuro os robôs poderão fazê-lo em questão de segundos.

Deste modo, os gestores e colaboradores terão mais tempo livres para gastar com atividades estratégicas e que trazem mais resultados, como planejamentos meticulosos.

Smarthomes

Já pensou em regular a temperatura ou a iluminação da sua casa direto do seu smartphone – ou até mesmo por comando de voz? Esta é a proposta das smarthomes.

A tecnologia promete conectar imóveis à rede, de modo que tudo seja automatizado.

Por mais que a inteligência artificial ainda não esteja avançada o suficiente para este nível de automação, tudo indica que estará em questão de alguns anos. Diga adeus ao desespero de perder as chaves!

Carros autônomos

Já há modelos de carros que permitem que os motoristas tirem as mãos do volante durante alguns instantes. Não há problema: o veículo se conduz sozinho por poucos minutos.

Graças à inteligência artificial, isso deve se tornar uma norma. Há diversas empresas testando carros autônomos que trafegam em vias de diversos países de modo controlado. Em breve eles devem ser maioria!

É inegável que tudo o que estamos acostumamos a ver nos filmes de ficção científica está cada vez mais próximo de ser realidade.

A TND Brasil desde 2003 busca e dispõe de soluções tecnológicas para atender o mercado com a máxima qualidade, serviços técnicos especializados de Tecnologia da Informação (TI) de valor agregado com integração, consultoria e suporte técnico.

Fale conosco clicando aqui, ou se preferir: Telefone: +55 11 3717-5537 / E-mail: [email protected]