Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

“Internet das coisas” x privacidade: como se proteger

internet das coisas

Nos últimos tempos as feiras de tecnologia, de decoração e design têm apresentado um tema em comum: a “Internet das Coisas”. Os benefícios desta tendência para o nosso dia a dia serão imensos, assim como os impactos e mudanças também serão marcantes, mas nos traz uma preocupação extremamente delicada: a segurança dos dados que circularão de modo online fora do nosso controle.

As soluções que estarão disponíveis no mercado para os usuários finais poderão se tornar vulneráveis na invasão do sistema por hackers e consequente roubo das informações de nossos hábitos, nossa rotina, onde estamos, para onde vamos, nossos horários e outras informações pessoais.

Esse debate sobre segurança começou a se acentuar quando foi divulgada recentemente a notícia em que a Samsung admitiu que seus aparelhos de TV do tipo Smart podem captar áudios de conversas e transmiti-los a terceiros. A partir disso, diversas pessoas começaram a questionar até que ponto esses eletrodomésticos “inteligentes” podem ser considerados seguros.

Inclusive, em pesquisa realizada pela HP Security Research, constatou-se que cerca de 70% dos dispositivos do tipo “Internet das Coisas” possuem falhas graves de segurança e estão sujeitos a ataques de hackers.

Toda nova tecnologia exige uma readaptação no comportamento da sociedade, pois interfere diretamente na nossa postura e em como vivemos. Porém, o objetivo dela visa nos ajudar e não expor nossa vida e colocá-la em risco ou ameaça.

Se hoje conectados por smartphones, computadores, tablets, videogames e TVs já corremos o risco dos mesmos serem invadidos, imagine geladeiras, fogões, ar condicionados, sistemas de alarmes e outros equipamentos também com acesso à internet serem alcançados e manipulados por hackers, por isso é de extrema importância que os fabricantes desenvolvam novos métodos de proteção sobre nossas informações.

Portanto para se proteger, existem no mercado soluções capazes de evitar invasões e deixar de lado as preocupações com sua segurança como da empresa Kaspersky Lab, que tem uma vasta experiência e conhecimento obtido ao longo dos anos no combate à programas maliciosos e outras ameaças na Tecnologia da Informação. Seguimos assim com nossa vida digital.