Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

Microsoft Office tem brecha descoberta e alerta:

Quatro brechas foram encontradas no Microsoft Office pela equipe de segurança da Check Point Research (CPR), de acordo com relatório divulgado nesta terça-feira (8). Para solucionar essas falhas e prevenir-se contra possíveis ameaças, os pesquisadores recomendam atualizar o Windows para a versão mais recente.

 

Os analistas acreditam que a brecha já é antiga e deve afetar principalmente o Excel e o Office Online Server, embora outros produtos do Office possam apresentar as mesmas vulnerabilidades. De acordo com a pesquisa, as falhas poderiam permitir a execução programas maliciosos por meio de formatos comuns do Office utilizados por qualquer usuário, como o DOCX, do Microsoft Word, por exemplo.
Brechas encontradas no Microsoft Office já possuem correção para download — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Brechas encontradas no Microsoft Office já possuem correção para download — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Segundo a equipe da CPR, o resultado deste estudo foi obtido por meio da técnica conhecida como “fuzzing”, que explora possíveis bugs em um software por meio de uma série de envios de dados inválidos, de forma automatizada e aleatória, que são direcionados para o código de programação.

A vulnerabilidade mais comum, neste caso, foi encontrada especificamente no elemento MSGraph, muito utilizado pelo Excel para gráficos e tabelas, mas que pode ser incorporado em qualquer outro aplicativo do Office. Para um usuário se tornar vítima, basta abrir o documento e o código malicioso pode ser ativado sozinho.

Para se prevenir e não ter que passar por esta dor de cabeça, certifique-se de que está abrindo um documento criado pela sua equipe de trabalho ou estudo, e não carregue arquivos de remetentes suspeitos, recebidos de forma duvidosa por e-mail ou redes sociais. No mais, atualize o Windows 10 para a última versão vigente, está é uma medida muito importante.