A grande maioria das empresas não monitora frequentemente o desempenho de seus websites, isso afeta negativamente os índices de satisfação dos clientes e a conversão de vendas online, além de resultar baixa visitação.
Segundo pesquisa levantada fora do Brasil pela Micro Focus, 80% dos entrevistados informaram que nem sempre resolvem os problemas ligados ao site antes que um cliente reclame de alguma página. Já no Brasil, o índice atinge cerca de 87% conforme os executivos consultados que não solucionam os possíveis problemas de forma proativa. Para 72% dos entrevistados, nem sempre eles recebem um sinal automático de alerta de um possível problema no site, seja relacionado por exemplo à lentidão ou ao próprio website estar fora do ar.
Outro fator a ser destacado da pesquisa é que 79% dos gestores de tecnologia da informação (TI) têm a consciência de que alguns eventos aumentam o tráfego nos sites, principalmente em campanhas de divulgação, datas sazonais e feriados, contudo 44% não realizam a devida simulação de desempenho do website para avaliar se a plataforma computacional suportará picos de acessos simultâneos.
O estudo conclui que 69% dos responsáveis das equipes de TI não têm acesso e não são envolvidos no plano de marketing da empresa, onde gera dificuldades para planejar e testar o desempenho do website com certa antecedência para suportar campanhas ou ações que aumentem o tráfego online, e o mais agravante é que 73% deles afirmaram que nem sempre são informados de lançamentos específicos antes mesmo da publicação.