A nova versão do Norton Mobile Security (3.4 para o iOS e 3.5 para o Android), além de procurar por malware e impedir a invasão de privacidade, agora é capaz de identificar apps que incomodam o usuário com propagandas excessivas, bem como os que capturam o número do telefone para enviar para terceiros podendo acessar contatos e imagens de forma inadequada. O banco de dados do Norton já está com mais de quatro milhões de apps Android analisados.
Segundo Con Mallon, executivo da Symantec, “se um usuário do Norton baixar um app analisado, o banco de dados irá retornar informações com as possíveis ameaças à segurança e a privacidade, mesmo que o app não seja um malware, nesse caso a informação será quanto a comportamentos incômodos e inadequados”. Mallon ainda diz que “propaganda não é algo ruim, o que não pode é passar dos limites, como por exemplo, abrir uma página de propaganda toda vez que se sai do app”.
Este banco de dados Norton Mobile Insights é exclusivo do Norton Mobile Security, onde completa Mallon, “Dar ao consumidor mais informações sobre o que seus apps estão fazendo será um de nossos diferenciais daqui pra frente”.
Também foram adicionados recursos de proteção contra sites maliciosos ao navegador Chrome e a proteção antifurto do iOS ampliada para dispositivos Wi-Fi, que através do portal do Norton Mobile Security será possível localizar o aparelho.
Para adquirir a esse novo Norton Mobile Security será necessário fazer uma assinatura que custa em torno de US$ 30,00 por ano e atende até 10 aparelhos iOS ou Android. O espaço necessário de memória no aparelho é de 15 MB e as versões compatíveis são 5.0 do iOS e 2.2 do Android em diante.