O Wi-Fi mudou a forma como usamos a internet, sem a necessidade de cabos, a banda larga ficou mais acessível e tornou-se móvel, mas essa tecnologia ainda tem muito para melhorar.
No mês passado, houve uma atualização no padrão AC de tecnologia Wi-Fi. Foi confirmada pela empresa Wi-Fi Alliance (empresa que gerencia as operações das redes wireless), a atualização que promete recursos que deixarão a comunicação mais rápida e segura.
Com essa novidade adicionada, irão abrir mais canais ao padrão 802 11ac, diminuindo a interferência no sinal, o que vai colaborar com o acesso dos smartphones à rede, além de aumentar as possibilidades para a internet das coisas.
Esse novo padrão de roteadores abrirão novas possibilidades para o usa da internet, aumentado o alcance em 100% (alcançando até 70 metros) e diminuindo a interferência no uso, já que o novo modelo AC opera na faixa de 5 GHz, bem diferente do 2.4 GHz usado na versão anterior.
A velocidade também terá um aumento significativo com a chegada dos novos aparelhos atualizados, dobrando a capacidade de download que poderá chegar a até 433 mbps dependendo da franquia de internet contratada pelo usuário.
E o Futuro?
O modelo AC já é uma realidade, mas no mundo da tecnologia mudanças e inovações acontecem a todo momento. Neste mês, pesquisadores da Universidade de tecnologia King Abdullah na Arábia Saudita estão investigando uma nova forma para otimizar o Wi-Fi.
A tecnologia pesquisada por eles usa um nanocristal que acelera as trocas de dados que são emitidos através da luz e não por ondas de rádio como no Wi-Fi.
O teste em laboratório registrou a velocidade de 250 mbps, o que é um grande resultado nesse tipo de teste, e os pesquisadores apontam para a praticidade de aplicação da tecnologia que pode iluminar um cômodo além de transmitir dados de conexão.
Esse pode ser o futuro para o uso comercial de internet, já que o sistema baseado em luz não gera interferência e pode trazer outros inúmeros benefícios ao uso diário da internet. Agora é esperar para ver o que o futuro revela.