Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

O que é a maturidade da segurança da informação? 

A maturidade em segurança da informação é o nível de comprometimento, preparação e conscientização da organização com relação à segurança de suas informações.

Em outras palavras, ela se refere ao quanto uma empresa está preparada para lidar com ameaças, bem como com as consequências de um ataque. A maturidade é dividida em seis níveis, cada um representando um grau de evolução no gerenciamento da segurança da informação. Veja abaixo quais são eles e os benefícios para o seu negócio: 

 

O que é a maturidade da segurança da informação? 

Segurança da informação é o termo usado para descrever a proteção das informações em um sistema. Sendo assim, a maturidade da segurança da informação é o nível de proteção de um determinado sistema. 

Alcançar a maturidade ideal de segurança da informação é um processo contínuo que envolve a identificação de ameaças, avaliação de riscos, implementação de soluções de segurança e monitoramento constante.

 

Quais os benefícios em ter maturidade na segurança da informação?  

A gestão integrada da segurança, do ponto de vista executivo e empresarial, traz inúmeros benefícios aos negócios como:  

  • Fortalecer as ações da empresa
  • Estabelecer uma imagem moderna
  • Criar estabilidade administrativa
  • Aumentar os níveis de disponibilidade operacional
  • Reduzir custos provocados por ameaças ou uso indevido de recursos tecnológicos
  • Minimizar riscos
  • Preservar a imagem da marca na sociedade
  • Integrar a segurança em suas operações.

 

Quais os erros cometidos que refletem negativamente nos negócios?

  • Atribuir exclusivamente à área tecnológica a segurança da informação.  
  • Posicionar hierarquicamente essa equipe debaixo da diretoria de TI.  
  • Definir investimentos subestimados e limitados à abrangência dessa diretoria.  
  • Elaborar planos de ação orientados à reatividade.
  • Não cultivar corporativamente a mentalidade de segurança.  
  • Tratar a segurança como um projeto e não como um processo.

 

Quais são os níveis de maturidade da segurança da informação? 

Abaixo listamos os 6 níveis de maturidade de acordo com o CobiT, sigla para Control Objectives for Information and Related Technology. Ele é um framework de gerenciamento de TI usado por empresas para desenvolver, organizar e implementar estratégias de gestão de informação e governança. 

 

Nível 0 – Não existente

Completa falta de qualquer processo reconhecível. A organização ainda não reconheceu que há um risco a ser tratado. 

 

Nível 1 – Inicial 

Existe uma evidência de que a organização reconheceu que o risco existe e precisa ser tratado. No entanto, não há qualquer processo padronizado, porém, existem alguns processos aplicados caso-a-caso por iniciativas individuais. 

 

Nível 2 – Repetitivo 

Processos foram desenvolvidos até o estágio em que procedimentos similares são seguidos por diferentes pessoas que realizam a mesma tarefa. Porém, não há treinamento formal ou comunicação dos procedimentos, e a responsabilidade é individual. Existe uma alta confiança no conhecimento das pessoas, sendo os erros comuns. 

 

Nível 3 – Definido 

Procedimentos foram documentados, formalizados e comunicados através de treinamento. É obrigatório que os procedimentos sejam seguidos; entretanto, é improvável que desvios sejam detectados. Os procedimentos não são, por si só, sofisticados, mas são a formalização das práticas existentes.

 

Nível 4 – Gerenciado 

A gerência monitora e mensura a conformidade com os procedimentos e toma ações quando os processos parecem não funcionar efetivamente. Processos estão sob constante melhoria e utilizam boas práticas. Ferramentas de automação são utilizadas de maneira limitada e fragmentada.

 

Nível 5 – Otimizado 

Os processos foram refinados ao nível de melhores práticas, baseado no resultado de melhorias contínuas e de comparação da maturidade com outras organizações. A TI é utilizada de maneira integrada para automatizar os fluxos de trabalho, fornecendo ferramentas para melhorar a qualidade e efetividade, e tornando fácil para a organização se adaptar a mudanças. 

 

Fases que compõem o ciclo de avaliação da maturidade da segurança da informação: 

 

1- Definição do escopo de avaliação 

A definição do escopo consiste em identificar as áreas, tecnologias e processos de negócio da organização que serão incluídos no processo de avaliação do nível de maturidade da segurança da informação.

 

2- Análise dos riscos relacionados à segurança da informação 

Esta fase é importante para garantir que os controles selecionados para análise estejam relacionados ao tratamento dos riscos aos quais a organização estiver submetida. 

 

3 – Seleção dos controles de segurança da informação 

Nesta fase serão selecionados os controles de segurança da informação, constantes na ABNT NBR ISO/IEC 27002, considerando-os aplicáveis para a cobertura dos riscos identificados na fase de análise dos riscos relacionados à segurança da informação.

 

4 – Planejamento da análise dos controles de segurança da informação 

Na fase quatro deverá ser criado um projeto para o ciclo de análise e avaliação dos objetivos de controle considerados aplicáveis e suas respectivas atividades de controle. 

 

5 – Análise e avaliação da maturidade dos controles de segurança da informação

Nesta etapa cada controle de segurança da informação selecionado deve ser avaliado, juntamente com os processos, atividades e controles relacionados, para determinar o nível de maturidade do controle de acordo com a escala de maturidade definida no modelo.

 

6- Consolidação dos planos de ação de segurança da informação 

Aqui todas as propostas de melhoria serão consolidadas e organizadas de acordo com os processos e atividades de negócio aos quais estão relacionadas.

 

7 – Acompanhamento 

Nesta fase deve ser realizado um acompanhamento da execução dos planos de ação, juntamente com os responsáveis pela sua execução, para verificar o cumprimento dos prazos e avaliar possíveis desvios que tornem necessária uma nova avaliação.

 

8 – Fechamento, documentação e emissão de relatórios

Por fim, são registradas as ações realizadas durante o ciclo de avaliação e confeccionados relatórios operacionais e gerenciais. Nesta fase é documentada a evolução do nível de maturidade dos objetivos de controle e dos controles de segurança da informação, por comparação com as medições dos ciclos anteriores. 

 

Conte com mais de duas décadas de experiência da TND Brasil 

Como vimos, a identificação do nível de maturidade da segurança da informação é essencial para o crescimento e avanço de um negócio. Do planejamento à execução de projetos em infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI), a TND Brasil implanta processos e procedimentos para tornar os sistemas e as aplicações corporativas confiáveis e previsíveis, racionalizando a infraestrutura e aumentando a eficiência operacional.

banner de contato TND