Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

O que é Big Data e qual a sua importância?

A forma de se prestar serviços, vender e consumir sofreu inúmeras mudanças nos últimos anos. Hoje conseguimos ter contas bancárias digitais, contratar serviços específicos através de aplicativos especializados no segmento, fazer trocas de objetos e várias outras possibilidades. Tudo isso pôde deixar de ser uma simples especulação de sobre como seria o futuro para fazer parte da nossa realidade graças a um nome: Big Data.

O Big Data é uma das maiores tendências em tecnologia mais promissoras para os próximos anos, e já tem conseguido grandes feitos, mas o que exatamente é essa ferramenta, como ela funciona e porque ela é tão importante? Tudo isso você vai saber no blog de hoje!

O que é Big Data?

Com toda a circulação de serviços, vendas, contatos em redes sociais e outras atividades digitais, milhões de dados são gerados e circulam pela web por segundo em todo mundo O grande volume desse fluxo é o que podemos chamar de Big Data, um dos conceitos mais importantes na internet atualmente.

Por mais que esse conceito soe como algo recente, podemos pensar pelo seguinte caminho: dados já eram gerados muito antes de a computação existir e se tornar o que é hoje. O que diferencia o Big Data é o fato de que hoje é possível realizar cruzamentos desses dados.

Ao cruzar e analisar dados, é possível identificar oportunidades de negócios e criar novas plataformas, conforme tem ocorrido nos últimos anos, sendo isso o que define a importância desse conceito e porque ele é tão promissor.

Os 5 V’s

Os princípios mais importantes do Big Data podem ser divididos em 5, todos iniciados com a letra v, sendo assim, tais princípios são conhecidos como os 5 v’s. São eles:

Volume: O primeiro V refere-se diretamente ao imenso volume de dados que podem passar por processamentos de análise em busca de oportunidades.

Variedade: Quanto maior for a variedade de tipos de dados disponíveis para análises, melhor! Assim é mais fácil ter boas ideias, já que se pode identificar mais necessidades ou oportunidades de mercado.

Velocidade: Como já sabemos, os dados circulam rapidamente pelo mundo, o que acaba sendo um grande desafio, fazendo com que seja necessária muita agilidade no momento de realizar os processamentos.

Veracidade: Dentre milhões de dados, não é surpresa que muitos deles não sejam verdadeiros, saber identificá-los é fundamental para que não haja nenhum tipo de engano.

Valor: O último V se dá pela necessidade de saber quais os dados são úteis e quais não serão de grande ajuda nos processamentos. Muitos deles, apesar de verdadeiros podem não ser relevantes, portanto, não ter serventia para grandes análises.

Agora que você conhece melhor o conceito de Big Data, que tal conhecer um pouco melhor outros assuntos ligados à tecnologia? Aqui no blog da TND Brasil você encontra conteúdos e curiosidades para entender melhor esse universo.