Por regra, o roteador não possui a função de armazenar informação sobre os sites que você visita. O motivo é bastante simples: não há onde armazenar. A maioria dos roteadores simplesmente não possuem capacidade para armazenamento e processamento de informações.
É possível hackear um roteador?
Segundo estudo da Kaspersky, cerca de 40% dos brasileiros desconhecem os possíveis riscos ao deixar seus roteadores desprotegidos.
Com acesso ao roteador, um hacker poderia conectá-lo a um servidor de controle que receberia constantemente as informações coletadas pelo seu roteador. Dessa forma, as limitações do roteador não seriam um empecilho para o invasor.
O hacker também poderia mudar configurações do seu roteador, como o DNS (Domain Name System), que é usado para “encontrar” os endereços de IP que é relacionado com os endereços visitados. Se o invasor configurar um DNS que ele consegue controlar no seu roteador, todos os sites que você acessar terão de ser informados ao servidor de DNS do invasor, o que vai permitir que ele saiba os sites que você acessa.
Controlando o DNS do seu roteador, o invasor também pode redirecionar os sites visitados, mas existe uma limitação: a não ser que o invasor tenha conseguido burlar algum sistema de segurança, ele não será capaz de forjar ou redirecionar páginas HTTPS (as páginas ditas “seguras” ou com “cadeado”). É por isso que é muito importante conferir se o site que você visita está usando HTTPS e se o endereço do site está correto.
O HTTPS também criptografa o conteúdo do site e as informações sobre a página visitada. Como todos os sites de busca hoje usam HTTPS, o que você pesquisa sempre é protegido por criptografia. Nenhum intermediário (inclusive o seu roteador) poderia capturar os termos de pesquisa que você usou, nem as páginas específicas que você acessou.
Leia também: 7 dicas para lidar com vazamentos de dados empresariais
Como manter meu roteador seguro?
Uma forma de ajudar a garantir a segurança do seu roteador é manter o firmware atualizado. Firmware é o software que vem pré-instalado em seu roteador e o ajuda a funcionar corretamente. Periodicamente, os fabricantes lançam atualizações para o firmware para corrigir falhas de segurança e melhorar o desempenho. Normalmente, você pode verificar se há atualizações de firmware no site do fabricante do seu roteador.
Outra maneira de ajudar a proteger seu roteador é alterar a senha padrão. Muitos roteadores vêm com uma senha definida de fábrica que é fácil de adivinhar. Ao fazer isso, você dificulta o acesso de alguém ao seu roteador. Você também deve escolher uma senha forte que seja uma mistura de letras, números e símbolos.
Conte com a ajuda de especialistas na área!
Ao longo desses anos, a TND BRASIL concentra seus esforços no atendimento a empresas de todos os portes e segmentos, fornecendo serviços de consultoria e desenvolvimento de projetos em Tecnologia da Informação (TI), cibersegurança, gerenciamento e terceirização de ambientes computacionais.
Uma empresa dinâmica, pró-ativa, e como poucas empresas no mercado, interessada no sucesso e evolução dos negócios de seus clientes. ENTRE EM CONTATO agora mesmo e conheça nossas soluções!