De acordo com pesquisas realizadas pela União Internacional de Telecomunicações, a ITU, cerca de 42% da população mundial possui conexão com a internet, ou seja, já ultrapassa a casa do 3 bilhões de pessoas, que resulta numa média de crescimento anual de 6,6%.
A ITU divulgou que o país com melhor qualidade em tecnologia da informação e comunicação é a Dinamarca, logo em seguida vem a Coréia do Sul, países europeus e outros mais desenvolvidos, considerando-se média de acesso, uso e habilidades de navegação na internet.
Estima-se que o Brasil ainda este ano deve ultrapassar o Japão e assim obter a 4º posição do país com o maior número de pessoas conectadas à internet.
O motivo deste aumento do acesso à internet deve-se ao grande crescimento da internet móvel que projeta estimativa até o fim deste ano com 7 bilhões de assinaturas de celulares no mundo, o que significa praticamente uma assinatura para cada habitante do nosso planeta.
Curiosamente os países que mais cresceram em número de usuários são justamente aqueles menos desenvolvidos, que chegam a representar 30% do total, com destaque a Cabo Verde, Emirados Árabes, Fiji e Tailândia, que dobraram o número de acessos.
Também de acordo com a ITU, em torno de 2,5 bilhões das pessoas que acessam à internet vivem em apenas 42 dos 192 países do mundo, e cerca de 4,3 bilhões das pessoas que não têm acesso à internet vivem em países subdesenvolvidos.