Começou no Brasil o processo de substituição das lojas varejistas da Nokia pela marca Microsoft Store, um ano após a gigante americana ter adquirido a área de dispositivos eletrônicos da tradicional empresa finlandesa de tecnologia.
Serão remodelados mais de 50 pontos de venda em 13 estados brasileiros com troca de fachada e nova mobília que continuarão a oferecer os smartphones Lumia, além da ampliação da oferta de produtos tais como licenças do Office 365, cartões para Xbox Live, Live Gold, Skype, entre outros. A primeira Microsoft Store no Brasil será inaugurada no dia 29 de abril no Shopping Eldorado em São Paulo, sendo também a primeira da América do Sul.
A ideia da Microsoft ao adquirir a Nokia foi aproximar-se do cliente final, que passa a ter acesso a todo o portfólio de produtos da marca. Apesar da história de sucesso da Microsoft, a participação no varejo e o contato com o consumidor nunca foram seu forte.
As lojas Microsoft Store irão dispor de prateleiras inteligentes levando-se em conta que haverá um sistema conectado ao Kinect (acessório com a função de sensor de movimento utilizado nos modelos mais recentes do videogame Xbox) para reconhecer o consumidor e interagir com a presença dele naquele momento, como exibir um vídeo específico sobre o produto que está sendo visto, com dicas e sugestões de como explorá-lo no uso do dia a dia com respectivos acessórios.
O Kinect também será usado na integração com um sistema que mapeará a movimentação interna da loja, e assim registrará a circulação de clientes para fornecer ao lojista detalhes sobre o comportamento dos consumidores.