Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

Intel anuncia processador com 8 núcleos

intel

A Intel anunciou o lançamento de seu novo processador, o Core i7-5960X Extreme Edition. Baseado na arquitetura Haswell, é o primeiro da família Intel com 8 núcleos (do inglês cores) e memória cache de 20 MB, indicado para  PCs de alto desempenho e aplicação de jogos.

Para o gerente de marketing da Intel, Dan Bingham, com oito núcleos integrados às novas tecnologias de processamento de dados, o novo processador proporciona altos ganhos de velocidade em jogos e oferece grande desempenho em aplicações de produção de vídeos.

A maior vantagem do grande desempenho está relacionada ao suporte para a memória do tipo DDR4, que apesar de ainda não estar disponível nos atuais PCs, quando comparada com as DDR3 garante 50% de aumento na velocidade de transferência de dados, além de gerar redução de 30% a 40% no consumo de energia.

De acordo com a Intel, o novo processador possui uma velocidade máxima de clock de 3.5 GHz que poderá atingir velocidades maiores se turbinado através da técnica chamada de overclocked, que é usada para alterar a frequência do processador.

Com o Core i7-5960X Extreme Edition será possível editar vídeos na resolução 4k (novo formato chamado de Ultra HD, com vídeos na proporção de 4000×2000 pixels) com 20% a mais de velocidade e aceleração de 32 % na renderização de imagens no formato 3D, além da redução de 69% no tempo de transcodificação de um vídeo 4K para 1080p.

Também foram lançados pela Intel os processadores Core i7-5930K, com seis núcleos e clock com até 3.7GHz, e o Core i7-5820K com quatro núcleos e clock com até 3.6 GHz, ambos com 15 MB de memória cache, suporte à memória DDR4 e possibilidade de overclocked.

O mercado de fabricantes de PCs voltados a jogos como Falcon Northwest, CyberPower, Maingear e Alienware (da Dell) já disponibilizará em suas máquinas este novos processadores.

Concorrente direto da Intel, a AMD já havia lançado há mais de um ano atrás o processador FX-8320 também com 8 núcleos, e assim prosseguimos com a disputa na escalada do número de núcleos nos processadores.