As redes industriais são – basicamente – formas de comunicação automatizadas que permitem o gerenciamento dos processos industriais. Para realizar tal gerenciamento, são utilizados diversos tipos de equipamentos, como: sensores, máquinas, computadores e muitos outros.
É por meio desses equipamentos que é realizada a transmissão de informações, já que é possível que eles efetuem o compartilhamento de dados entre si.
Dentro dessas redes industriais nós temos um tipo de tecnologia que é muito utilizada: a TO. Quer saber o que é ela através das soluções FORTINET, que são oferecidas pela TND BRASIL? Então, prossiga com a leitura e descubra agora mesmo!
O que é a tecnologia TO?
Quando mencionamos a Tecnologia Operacional (TO), estamos falando do uso de hardware e software para monitorar e controlar processos físicos, dispositivos e infraestruturas. Esse tipo de tecnologia pode realizar diversos tipos de tarefas, como o monitoramento de uma infraestrutura crítica ou o controle de robôs em chão de fábrica.
Dentro deste tema também temos a questão da segurança de TO, que são práticas e tecnologias utilizadas para:
- Proteger pessoas, ativos e informações;
- Monitorar e/ou controlar dispositivos físicos, processos e eventos;
- Iniciar mudanças de estado nos sistemas de TO da empresa.
Apesar de sua alta proteção, é necessário evidenciar que a tecnologia TO protege apenas a metade de um todo das redes industriais, já que a outra metade (as redes de TI) são coordenadas por outra equipe de segurança de rede.
Componentes da Tecnologia Operacional (TO)
Um dos principais componentes do TO são os Sistemas de Controle Industriais, também conhecidos como ICS. Os ICS abrangem diferentes tipos de itens como, por exemplo: dispositivos, sistemas, controles e redes que gerenciam uma variedade de processos industriais.
Um dos componentes mais comum e conhecido é o Supervisory Control and Data Acquisition ou, se preferir, SCADA.
Conheça o SCADA
Os sistemas SCADA recolhem dados de sensores, normalmente em locais distribuídos, e enviam-nos para um computador central que gere e controla esses dados. Os DCS são usados para gerenciar controladores locais ou dispositivos de sistemas de produção em um único local.
Como selecionar um fornecedor de segurança TO?
O melhor fornecedor de Segurança Operacional (TO) é aquele que pode oferecer soluções que ajudarão as empresas a alcançar melhores práticas para proteger essas redes.
Sendo assim, para que possa realizar uma escolha mais assertiva, você pode se basear em quatro requisitos dos quais os fornecedores devem possuir e oferecer. Confira quais são eles abaixo!
- Capacidade de identificar ativos, classificá-los e priorizar valor;
- Possibilidade de segmentar a rede de forma dinâmica;
- Poder de análise do tráfego em busca de ameaças e vulnerabilidades;
- Oferecimento de acesso com e sem fio.
Quer descobrir uma dica muito importante? Um dos melhores fornecedores são aqueles que são parceiros oficiais de empresas que oferecem esse serviço. Por exemplo, a FORTINET disponibiliza soluções TO e a TND BRASIL é uma de suas parceiras oficiais, sendo assim, uma empresa de confiança comprovada para te guiar nessa jornada.
Benefícios do TO da Fortinet
Quando trabalhado junto de um Security Fabric, a Segurança Operacional (TO) auxilia os líderes e gestores das empresas a alcançarem maior visibilidade, controle e análise contínua de suas redes. Com isso em mente, conheça a seguir um pouco mais sobre cada um desses principais benefícios.
1 – Visibilidade
Descubra qualquer dispositivo ligado em qualquer lugar da rede de IT e TO, determine o grau de confiança e monitore continuamente os comportamentos, para manter o nível de confiança. Defina a superfície de ataque e garanta a criação ativa de perfis de tráfego e dispositivos.
A visibilidade do tráfego garante uma inteligência acionável e as equipes de segurança de TO podem determinar o tráfego, portas, protocolos, aplicações e serviços permitidos. Os pontos de aplicação no ambiente garantem proteção abrangente e completa.
2 – Controle
A autenticação multifator assegura que as pessoas apropriadas tenham as permissões e o acesso atribuídos apropriados. A segmentação e a micro segmentação de rede proporcionam uma abordagem em camadas e níveis, com zonas de controle. O Sandboxing detecta as ameaças na rede de TO e a quarentena automatizada evita que elas causem danos.
3 – Análise contínua
A análise contínua dos comportamentos nas redes de TO ajuda as equipes a aprender o quê, onde, quando, quem e como, coletando informações sobre ameaças conhecidas e desconhecidas.
Além disso, ela fornece informações de segurança e gerenciamento de eventos, automação da organização da segurança e recursos de resposta. As percepções de segurança de TO são obtidas por meio da análise do comportamento de usuários e dispositivos, e as avaliações das ameaças garantem uma proteção contínua.
Agora que você já sabe tudo sobre a Segurança Operacional (TO), chegou o momento de conhecer sua outra semelhante: a Tecnologia Operacional (OT).
Conclusão
A FORTINET oferece uma abordagem proativa e transformadora à segurança de TO com o FORTINET SECURITY FABRIC. Ele permite que várias tecnologias de segurança de TO trabalhem em conjunto. Com total integração e threat intelligence compartilhada, as organizações de tecnologia operacional ganham respostas rápidas e automatizadas a ataques em qualquer vetor.
Comece hoje mesmo a proporcionar mais visibilidade e gestão simplificada para sua empresa, além de preencher lacunas de segurança e aumentar a eficiência dos processos de segurança de sua rede industrial. ENTRE EM CONTATO hoje mesmo com a TND BRASIL e saiba como podemos te ajudar a implementar o TO em sua empresa!