Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

Saiba como a ZTNA pode substituir o uso de VPNs

Conforme a necessidade de maior segurança de informação vem crescendo cada vez mais no mercado, novas soluções começam a ser adotadas para alcançar tal objetivo. Com isso, é notável que o uso dos famosos VPNs vem decaindo nos últimos anos, sendo substituídos por opções mais seguras como, por exemplo, a ZTNA. Em nosso artigo de hoje você irá conhecer mais a fundo sobre essa solução, além de como a TND BRASIL pode ajudar sua empresa a adquiri-la e ainda aproveitar seus principais benefícios.

 

Continue sua leitura conosco e saiba mais!

 

O que é a ZTNA?

Conhecida no português como Acesso a Rede de Confiança Zero ou no inglês como “Zero Trust Network Access”, ela é uma solução que controla o acesso a diversos aplicativos através de mecanismos de checagem constante, verificando usuários e dispositivos antes de cada sessão em um desses aplicativos.

 

Em contrapartida ao ZTNA existem os já conhecidos VPNs que, apesar de possuírem uma diferença básica, o impacto em sua segurança é enorme. Enquanto a ZTNA concede acesso apenas a aplicativos ou serviços específicos, os VPNs concedem acessos restritos, mas não tão específicos.

 

Em questão de segurança, já podemos notar que uma opção de acesso limitado é bem mais viável do que uma sem controle do mesmo, já que isso abre mais possibilidades de brechas que podem ser aproveitadas por hackers.

 

Recentemente, a própria Fortinet divulgou uma nova edição da pesquisa Estado do Zero Trust, onde foi constatado que – desde 2021 – o número de empresas que buscam a abordagem Zero Trust cresceu 12%. Além disso, 66% das empresas pesquisadas afirmam confiar no Zero Trust para assegurar operações e minimizar impactos de violação.

 

Seguindo essa mesma linha, o futuro desse nicho do mercado aparenta ser cada vez mais promissor. Segundo estimativas da Markets and Markets, espera-se que – até 2027 – as empresas ao redor do mundo invistam até 60,7 bilhões de dólares em Zero Trust.

 

#CuriosidadeTND: “Zero trust” em inglês significa “Confiança zero”, o que casa perfeitamente com o conceito da solução que, através de sua verificação constante de autenticidade, possui confiança zero em aceitar o acesso de qualquer pessoa ou dispositivo.

 

Fortinet e sua solução ZTNA

Diferente de outras empresas do mercado, a Fortinet traz uma abordagem exclusiva em seu trabalho com a ZTNA, utilizando-o como parte de seu software FortiGate Next-Generation (NGFW).

 

Com isso, essa solução torna a ZTNA exclusivamente flexível, cobrindo os usuários quando eles atuam remotamente ou no próprio escritório. Seus recursos são habilitados automaticamente em qualquer dispositivo ou serviço que execute o FortiOS 7.0, incluindo dispositivos de hardware, máquinas virtuais em nuvens e o FortiSASE.

 

Qual o maior benefício disso? Ele pode possuir todo o necessário para permitir um acesso muito mais seguro e, é claro, uma melhor experiência de usuário, seja de forma remota e dentro ou fora da rede.

 

Pensa que isso é tudo? De jeito nenhum! A adesão da ZTNA oferecida pela Fortinet também pode trazer certas vantagens únicas para sua empresa. Confira algumas dessas vantagens a seguir!

 

Trabalho seguro em qualquer lugar

 

Com a necessidade das organizações de precisar fornecer conexão segura aos aplicativos com os quais os funcionários trabalham, a ZTNA surge para possibilitar um acesso seguro e granular que, dentre várias outras coisas, melhora a segurança e experiência do usuário em qualquer lugar e a qualquer hora.

 

Possibilidade de jornada em nuvem

 

Um ponto que está se tornando cada vez mais comum atualmente são os aplicativos estarem sendo disponibilizados através do acesso em nuvem, sejam elas públicas ou privadas. 

 

A partir de um proxy de acesso ZTNA, o departamento de TI possui total controle sobre onde esses aplicativos e os usuários se conectam. Assim, os aplicativos podem migrar a uma nuvem específica, entre nuvens ou até mesmo de volta a um servidor físico sem afetar a experiência do usuário.

 

Redução de risco

 

Aqui entra o principal benefício do ZTNA em relação ao VPN, que já comentamos anteriormente. Nessa questão, ele garante que apenas os usuário e dispositivos que devem acessar um aplicativo possam fazê-lo, isso com a ajuda de autenticação multifator (MFA).

 

Para disponibilizar uma camada de proteção extra, todos os aplicativos utilizados são ocultos da internet, evitando assim que criminosos os vejam e tentem violá-los.

 

As VPNs legadas não conseguem fornecer essa flexibilidade ou o nível de segurança necessário para as redes dinâmicas e os trabalhadores atuais, tornando a ZTNA a solução ideal para esses casos.

 

O que a ZTNA pode fazer por sua empresa?

Essa solução pode oferecer algumas características essenciais para as empresas ao adotarem sua implementação, disponibilizando benefícios que melhoram diretamente o trabalho das mesmas. Veja mais abaixo sobre o assunto!

 

Verificação contínua

 

Antes de conceder o acesso a um aplicativo, a ZTNA realiza várias camadas de verificação como, por exemplo: a identidade do usuário e do dispositivo, a postura do dispositivo e o direito do usuário acessar um aplicativo.

 

Modelo iniciado pelo cliente

 

Gera maior visibilidade e controle do endpoint para a equipe de TI, fornecendo ao usuário uma experiência mais rápida e fácil.

 

Sem custo extra

 

Com a Fortinet você garante acesso gratuito ao ZTNA dentro do FortiOS e do FortiClient, e o melhor de tudo: não requer licenças adicionais para utilizá-los.

 

Túneis criptografados automáticos

 

A ZTNA cria túneis criptografados por TLS automaticamente, do endpoint ao proxy de acesso, garantindo que o tráfego seja oculto dos olhos curiosos.

 

Para garantir todos os benefícios e vantagens do ZTNA para sua empresa, a melhor maneira é contar com o auxílio de uma empresa parceira – e especializada – da Fortinet como, por exemplo, a TND BRASIL.

 

Através de nossa revenda, você pode adquirir várias soluções dessa empresa que já atua há 13 anos no mercado. Assim, a TND BRASIL trabalha como intermediária entre a segurança que você precisa, o suporte necessário para obtê-la, sua implementação e o pós-trabalho com ela.

 

Conclusão

Para encerrarmos, é sempre bom lembrar que – diferente das VPNs – a ZTNA oferece uma segurança muito maior para qualquer acesso remoto, já que a mesma disponibiliza acesso controlado aos seus recursos, além de inúmeras outras vantagens e benefícios.

 

Para saber mais sobre a ZTNA, como contratá-la e como esse serviço poderia se encaixar na realidade atual de sua empresa, ENTRE EM CONTATO com a TND BRASIL e garanta a ajuda necessária para realizar esse trabalho de modo fácil, prático e sem grandes necessidades. Estamos esperando por você!