Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

Software de segurança empresarial: qual a importância de atualizar regularmente?

Conforme novas tecnologias surgem, novos desafios aparecem para serem superados. Manter a segurança empresarial através de softwares é um trabalho que se mostra cada vez mais presente e, atualizar esses sistemas de forma preventiva, se torna cada vez mais necessário. Continue a leitura e descubra um pouco mais sobre o que é um software de segurança empresarial, o quão importante é a atualização regular desses sistemas e, principalmente, como a TND BRASIL pode te ajudar nessa questão!

 

O que é um software de segurança empresarial? 

 

Primeiramente, é necessário entender o que é um software de segurança empresarial. 

 

Na linguagem simples, é um conjunto de sistemas que possui três objetivos fundamentais: identificação, prevenção e bloqueio de possíveis invasões, sejam elas a partir de códigos maliciosos ou ataques hackers diretos a uma empresa. 

 

Sua importância gira em torno exatamente desses três pontos, já que assim sua empresa, seus dados e seus clientes garantem maior segurança, confiabilidade, proteção e evitam perdas significativas, seja de dinheiro ou dos demais dados que os envolvidos possam conter.

 

Segundo o site INFORCHANNEL, a partir de uma pesquisa da empresa Synopsys, foi constatado que dentre os 4,3 mil testes de segurança realizados em sites, sistemas e softwares, 95% deles apresentaram algum tipo de vulnerabilidade.

 

Tal informação chama a atenção não apenas por sua alta porcentagem, mas por demonstrar a necessidade de utilização de softwares mais seguros e, principalmente, de atualizações recorrentes.

 

Por que o software de segurança empresarial precisa ser atualizado regularmente?

 

As atualizações e controle constante são feitos especialmente para evitar vulnerabilidades no sistema, que podem gerar aberturas para hackers e, consequentemente, problemas para sua empresa.

 

Essas vulnerabilidades podem ser descobertas de várias formas, sendo a pior delas com um ataque hacker. Entretanto, atualmente os profissionais de TI trabalham com a análise e gestão de vulnerabilidades, onde buscam constantemente nos sistemas por brechas, erros e demais falhas na segurança dos softwares.

 

Leia também: Análise de vulnerabilidades: Por que ela é importante? 

 

Quando nada disso é feito, a “porta” fica aberta para diversos tipos de ataques, fazendo com que os hackers explorem essas vulnerabilidades de certas formas como, por exemplo:

 

  • Envio de e-mails phishing para os colaboradores;
  • Acesso à troca de e-mails entre os envolvidos com a corporação;
  • Coleta de vários dados do sistema;
  • Acesso aos clientes para aplicação de golpes.

 

Com uma atualização regular dos sistemas, é possível corrigir as vulnerabilidades existentes, impedir que novos problemas apareçam e, acima de tudo, proteger sua empresa.

 

Os riscos de não se atualizar um software de segurança empresarial

 

Falar de uma empresa sofrendo um ataque cibernético pode até parecer fora da realidade para certas corporações, até que algo do tipo aconteça com a mesma.

 

Recentemente, no final do ano passado, a Paschoalotto (empresa de serviços financeiros do interior de São Paulo e uma das maiores de recuperação de crédito do Brasil) sofreu um ataque hacker que paralisou suas operações por dias, deixando mais de 16 mil funcionários em casa e diversos clientes preocupados.

 

Apesar de não divulgado oficialmente, muitos especulam que o ataque se deu por brechas no sistema, que não possuía uma segurança adequada e nem um time preparado para buscar por vulnerabilidades constantes – ou para lidar com as consequências que surgiram a partir disso.

 

Agora imagine algo assim acontecendo com a sua empresa:

 

  • Um ataque cibernético que impede sua empresa de trabalhar;
  • Seus funcionários de stand-by em casa sem saberem o que está acontecendo;
  • Sua empresa sendo alvo de notícias em jornais, na televisão e entre o público (e clientes!) no boca a boca;
  • Seus clientes preocupados e com a confiança abalada nos seus serviços.

 

Dentre tudo isso, podemos destacar que a reputação, imagem e confiança de sua instituição serão seriamente afetadas. Além disso, algo assim pode gerar perda de clientes e, consequentemente, perda de capital financeiro.

 

Benefícios adicionais da atualização regular

 

Além de evitar as questões mencionadas anteriormente, a atualização regular dos sistemas traz alguns benefícios adicionais para a instituição e a maximização de sua proteção. Conheça abaixo quatro benefícios que prometem fazer toda a diferença para sua empresa!

 

Melhora o desempenho

 

Com atualizações constantes, é possível corrigir e identificar problemas antes que eles causem algum transtorno para o sistema como, por exemplo, lentidão ou falhas, aumentando assim o desempenho do computador, deixando-o mais rápido e confiável.

 

Proteção de dados

 

Através dos backups – que também fazem parte da atualização regular -, é possível garantir a segurança e integridade dos dados armazenados, evitando assim que aconteça a perda de informações, principalmente diante de um ataque cibernético.

 

Leia também: Por que empresas precisam realizar backup de seus dados?

 

Maior produtividade

 

Possuindo um sistema funcionando com 100% de sua capacidade e sem interrupções, é possível aumentar a eficiência e produtividade da equipe, principalmente quando não há interrupções por questões de segurança e todos podem trabalhar com confiança.

 

Conformidade com a LGPD

 

Práticas de segurança bem aplicadas com atualizações constantes impedem que a empresa – assim como já mencionamos – passe por ataques hackers e, na sequência, ainda sofra com multas milionárias relacionadas à LGPD, já que essa lei trabalha com a garantia de proteção de dados de terceiros que, durante esses ataques, podem ser roubados e utilizados para fins ilegais.

 

Conclusão

 

Com tudo isso em mente, agora você já sabe que o melhor para sua empresa em relação a softwares de segurança é contar com bons especialistas em seu departamento de TI e atualizações recorrentes de seus sistemas.

 

Aliado disso, você também pode optar por softwares e hardwares que possuam a segurança como item primordial e empresas especialistas do mercado que oferecem essas soluções como, por exemplo, a TND BRASIL.

ENTRE EM CONTATO hoje mesmo com a TND BRASIL, confira as melhores soluções de segurança do mercado tecnológico e saiba como oferecer ainda mais confiança para sua empresa e seus clientes!