Conforme pesquisa recente realizada pela empresa de consultoria Forrester Research, atualmente existem em torno de 177 milhões de sites da internet, e calcula-se que cerca de 38% não estão compatíveis com as novas especificações do motor de busca do Google.
A partir deste mês de abril, o buscador rebaixou a posição no resultado de busca os endereços de sites que não se adaptam automaticamente às telas de smartphones e tablets.
Com as novas regras, o algoritmo mudou o posicionamento dos sites no Google Search e consequentemente rebaixou os construídos em Flash, os que não possuem design responsivo (que adapta o conteúdo ao formato da tela) e os que não oferecem links fáceis de serem clicados.
O Google decidiu mudar os critérios de qualificação dos sites em seu buscador levando em conta a facilidade que eles dão ao usuário de aparelho móvel, afinal, 89% dos acessos ao Search provêm desse tipo de dispositivo.
E portanto, para regular os ajustes sobre estas novas especificações, os donos de sites terão que readaptá-los o mais breve possível, apostando em manter os melhores posicionamentos nos resultados de busca.