Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

Uso de dispositivos eletrônicos durante voos são liberados

voo-02

A ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, autorizou hoje o uso pelos passageiros à bordo de aparelhos portáteis como celular, tablets, laptops e outros dispositivos eletrônicos durante todas as fases dos voos em território brasileiro.

Os novos limites de uso ainda não estão em vigor para todos os voos, devido à necessidade de uma permissão da ANAC que cada companhia aérea deverá obter, através de provas que os aparelhos não provocarão nenhuma interferência.

A regra define que os aparelhos deverão permanecer em “modo avião”, ou seja, que sejam respeitadas medidas de segurança com o modo de transmissão desligado, e portanto desativadas as funções como wi-fi, bluetooth ou 3G, impossibilitando fazer ligações de voz e acessar dados pela internet.

Além disso, agora também está permitido que os dispositivos possam ser usados em “modo ativado” após o momento do pouso, taxiamento e chegada até o portão de desembarque, que na regulamentação anterior deveriam permanecer desligados até a abertura das portas para o desembarque da aeronave.

A companhia Gol Linhas Aéreas já pediu a autorização à ANAC, e informa que desde 2013 verifica o nível de interferência eletromagnética nos diferentes sistemas das aeronaves da sua frota, e concluiu que desde utilizados de forma adequada, os dispositivos eletrônicos portáteis não apresentam risco aos sistema de comunicação e navegação das aeronaves.