O resultado da pesquisa revela que no mês de setembro passado houve uma participação de 7,46% do Windows 8, representando um aumento de 0,44% em relação ao mês de agosto, números esses que ultrapassaram o mercado do Mac que teve uma queda de 0,2% no mesmo período e ficou com 6,98%.
Os números mostram que apesar do aumento do Windows 8 versões anteriores seguem praticamente estáveis na participação do mercado e não estão desaparecendo. O Windows XP subiu 0,01% atingindo 20,59%, enquanto o Windows Vista teve um aumento de 0,09% com 5,3% e o Windows 7 teve uma queda de 0,03% passando para 51,98%.
Aplicando metodologia diferente, a consultoria NetMarketShare, concorrente da StatCounter, apresentou também resultados que o Windows 8 tinha ultrapassado o OS X em agosto e também em setembro.
E conforme ressaltou a NetMarketShare, a estratégia da Apple em cobrar 20 dólares pelo upgrade do sistema operacional mais recente conhecido como Moutain Lion vem dando certo, onde cerca da metade das pessoas que possuem Mac já passaram a utilizar esta nova versão OS X.