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Velocidade da banda larga fixa no Brasil fica abaixo do mínimo contratado

Velocidade da banda larga fixa no Brasil fica abaixo do mínimo contratado

De acordo com o levantamento realizado pela PROTESTE, associação sem fins lucrativos para a defesa dos direitos do consumidor, cerca de 73% dos planos de banda larga no Brasil não entregam a velocidade da internet conforme parâmetros mínimos de qualidade estabelecidos pela Anatel, Agência Nacional de Telecomunicação.

Pela regulamentação estabelecida pela Anatel, a taxa de transmissão instantânea deve ser de 40% da velocidade contratada na medição de 95% dos acessos, enquanto a chamada taxa de transmissão média deve ser 80% do contratado, que corresponde ao resultado de todas as medições realizadas em um mês.

Este levantamento da PROTESTE foi feito com um total de 1448 medições através de uma amostra entre consumidores do Rio de Janeiro e São Paulo.

É disponibilizado o website www.testeminhainternet.com.br  pela PROTESTE para que os usuários sejam incentivados a fazer suas próprias medições das velocidades de acesso à internet ao longo de pelo menos um mês, e assim reunir provas caso em que for constatado a conexão mais lenta do que o previsto em contrato, e obter uma compensação financeira.

E objetivo final é exigir das operadoras de banda larga fixa de internet melhorias na prestação do serviço.