Em um intervalo relativamente curto de tempo, muita coisa mudou no nosso dia a dia graças aos avanços da tecnologia. Nossas rotinas contam com a presença marcante de aplicativos, sejam eles para tarefas diárias, lazer ou simplesmente para comunicação, eles estão ali, atendendo às suas necessidades de forma rápida e eficiente. O Mobile tomou conta de nossas vidas, mas ainda há alguns detalhes que precisam evoluir, surgindo então a necessidade de progressive web apps.
Enquanto os aplicativos funcionam de maneira rápida, prática e eficiente, alguns websites quando acessados por um dispositivo móvel tendem a não funcionar da mesma maneira, já que muitos são verdadeiras cópias de suas versões web e por conta disso funcionam lentamente, travam e tem uma visualização difícil.
Com isso, os websites acabam perdendo a popularidade e as forças para competir com os aplicativos clássicos, também chamados de nativos, ou seja, aqueles que podemos adquirir por uma app store.
Mas a necessidade de melhoria para aplicativos web não passou despercebida, já que isso tem sido trabalhado nos últimos anos através de grandes estudos e pesquisas, que chegaram a um novo conceito que pode mudar a forma que as pessoas acessam sites via mobile: os Progressive web apps.
O que são progressive web apps?
Para que seja possível que os aplicativos nativos e os aplicativos web tenham o mesmo nível de qualidade, é preciso adaptar os websites às tendências e funcionalidades que já são utilizadas em apps tradicionais, o que se tornou possível graças a uma série de ferramentas e conhecimento sobre os dois tipos de aplicações.
Dessa maneira, surgem sites que passam por transformações em sua programação, design e funcionalidades a medida em que o usuário interage com ele, ganhando progressivamente características de um aplicativo nativo, esse conceito é chamado de progressive web apps, ou em português, aplicativos progressivos para web.
A interação começa quando a aplicação ainda tem todas as características semelhantes às de um website comum e se o usuário interagir com frequência (da mesma maneira em que usamos aplicativos nativos), as funções passam por transformações de maneira progressiva, tornando a visualização, o manuseio, a interatividade e outros fatores o mais parecido possível com apps nativos, o que torna a experiência do usuário mais rápida, prática e eficiente.
Com o tempo, o usuário pode até criar um atalho na página inicial de seu navegador para acessar o aplicativo web muito mais rápido do que acessaria um website comum.
Os progressive web apps podem ser definidos como websites “vitaminados”, e você? Já tinha ouvido falar deles? Para novas descobertas interessantes sobre o universo da tecnologia, fique de olho em nosso blog.