Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

WhatsApp Web: vai atuar mesmo sem acesso à internet

O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (15) que está testando um novo recurso para a sua versão web. A novidade promete aos usuários a possibilidade de acessar o aplicativo em até quatro computadores, independente do acesso à internet móvel. O smartphone, contudo, continuará sendo o dispositivo principal da conta.

De acordo com o jornal O Globo, a atualização fará com que o WhatsApp fique mais parecido com o concorrente Telegram. O celular se mantém como dispositivo principal, mas para usar o WhatsApp Web, por exemplo, não será mais necessário que o smartphone esteja conectado à internet ou possua carga suficiente.

A função multiplataforma começou a ser testada na quarta-feira (14) com um pequeno grupo de usuários da versão beta do WhatsApp. O recurso promete acesso ao aplicativo em até quatro computadores e, em cada um, funcionará de forma mais independente.

Ainda não há, porém, uma previsão para a função ser liberada para todos os usuários do WhatsApp. Além do mais, a ferramenta certamente passará por mudanças até que o serviço demonstre funcionamento mais adequado.

WhatsApp Web
Com a nova atualização do WhatsApp Web, o computador deixe de ser apenas um espelho. A função permitirá o acesso ao aplicativo independente da internet móvel.

Entenda como vai funcionar

Atualmente, as mensagens do WhatsApp Web funcionam apenas como um tipo de interface. O celular é que tem a função de enviar e receber mensagens e o computador age como se fosse um espelho. Quando o celular é desconectado da internet ou fica sem bateria, não é mais possível utilizar o serviço pelo PC.

Os novos testes sinalizam que na hora de conectar a conta do aplicativo de mensagens a um outro aparelho, como o WhatsApp Web no computador, a necessidade de ler um QR Code a partir do telefone se mantém.

A grande novidade está em sincronizar as mensagens entre o celular e os computadores previamente conectados, ativando a função multiplataforma direto nos dispositivos secundários. Assim, os usuários poderão acessar o WhatsApp Web mesmo quando o telefone estiver inativo.

Apesar de parecer simplista e pouco seguro, para vincular o WhatsApp Web ou Desktop à conta do aplicativo será solicitado a autenticação biométrica (com reconhecimento facial ou impressão digital) no smartphone. Isso impedirá acessos indesejados, como os que acontecem em clonagem ou roubo de contas.

No momento da conexão, a plataforma do WhtsApp exibirá uma lista com todos os dispositivos cadastrados na conta. Dessa forma, o usuário pode desativar o login remotamente caso suspeite de algum acesso indevido.

 

 

 

Fonte:

OlharDigital