Ontem a Microsoft anunciou o seu novo sistema operacional, chamado de Windows 10.
Dessa forma, por considerar que o Windows 8.1 teoricamente é o nono sistema operacional da empresa, saltou a sequência de números que pela ordem a próxima versão seria a 9.
O chefe da divisão de sistemas operacionais da empresa, Terry Myerson, confirmou que o Windows 10 será compatível para uso em PCs, smartphones e tablets, e contará com uma loja de aplicativos disponíveis para compra e atualização.
Dentre as novidades do novo Windows está a tão esperada volta do botão Iniciar e um novo menu de ferramentas de buscas integradas com resultados da Web. Os blocos dinâmicos, herdados do Windows 8, serão incorporados no modelo do Windows 7 com a possibilidade de serem redimensionados pelo próprio usuário.
Todas as melhorias são voltadas sobre as críticas feitas ao Windows 8, que se preocupou mais com o uso do toque de tela ao invés do modo tradicional com o teclado e mouse e interface mais amigável.
A data de previsão do início das vendas do Windows 10 não chegou a ser anunciada neste evento, contudo espera-se logo para 2015.
E a partir de hoje estará disponível aos desenvolvedores e às corporações o “Windows Insider Program” para já iniciarem os testes do “Technical Preview” do novo sistema operacional.