Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

Existem inúmeros conceitos e diferentes formas de se trabalhar quando falamos sobre o vasto universo que consiste na área da informática e tecnologia da informação. Um dos principais fatores desta área se dá pelas Redes de Comunicação.

O que são redes de comunicação?

Redes de comunicação possuem como função realizar trocas e transporte de dados. Essas transações ocorrem a partir de um conjunto de maquinário e equipamentos que se interligam entre si.

Apesar de se tratar de um conceito relativamente simples, as redes de comunicação possuem uma grande variedade de tipos que se adaptam às necessidades de quem as usa.

Existe uma grande variedade de critérios para classificar essas redes de comunicação, porém há uma que é utilizada com maior frequência, a localização geográfica do uso da rede.

A partir da área de uso, é possível classificar em vários tipos, sendo cinco mais comuns, que iremos conhecer agora:

Classificações mais comuns dentre as redes de comunicação:

LAN: Sigla para “Local Area Networks”, é um tipo de rede bastante comum e um dos mais específicos, já que abrange redes locais em pequenas áreas, como: salas de aula, escritórios de pequeno porte, residências, laboratórios, consultórios, entre outros.

MAN: As redes do tipo MAN (Metropolitan Area Networks) também consistem em um tipo mais específico, porém atendem a uma área geográfica maior, como, por exemplo, pontos espalhados por uma cidade, complexos empresariais ou educacionais, shopping centers, hospitais e etc.

WAN: Já as redes de comunicação do tipo WAN (Wide Area Networks) tornam possível a interligação das redes já citadas acima e outros tipos de equipamento de rede, formando uma rede que abrange áreas de grande porte, como regiões metropolitanas, estados, países e até mesmo continentes.

PAN: As redes classificadas como PAN (Personal Area Networks) consistem no tipo de rede mais específico da nossa lista. Estas redes fazem uso da tecnologia sem fio para realizar a ligação entre dispositivos de uso pessoal, como: computadores, tablets ou smartphones, em áreas geográficas bastante pequenas.

SAN: A Sigla SAN significa Storage Area Networks, ou como pode ser chamada em português “Redes de Armazenamento”, também consistem em um tipo de rede de comunicação que abrange áreas limitadas e específicas, interligando computadores ou outros tipos de dispositivo do tipo Storage, ou seja, dispositivos de armazenamento.

O Uso destas redes é fundamental para se realizar atividades cotidianas, podendo ser sobre questões acadêmicas, profissionais e até mesmo de lazer.

Com os avanços cada vez mais rápidos na tecnologia, é necessário que haja uma estrutura de boa qualidade para atender a todas as necessidades com qualidade e tranquilidade.

Para saber mais sobre o universo da tecnologia, fique ligado no nosso blog! Aqui você irá aprender mais sobre a área e ficar por dentro das novidades!