Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

O roteador registra os sites que foram visitados?

O roteador registra os sites que foram visitados?
O roteador registra os sites que foram visitados?

Roteadores de internet domésticos normalmente não possuem recursos suficientes para rastrear a navegação, mas hackers ainda podem se aproveitar do equipamento. — Foto: www.rawpixel.com

Todos os sites que visitamos ficam registrados nos roteadores?

Por regra, o roteador não possui a função de armazenar informação sobre os sites que você visita. O motivo é bastante simples: não há onde armazenar. A maioria dos roteadores simplesmente não possuem capacidade para armazenamento e processamento  de informações.

Mas, existe um lado um pouco complicado. Com acesso ao roteador, um hacker poderia conectá-lo a um servidor de controle que receberia constantemente as informações coletadas pelo seu roteador. Dessa forma, as limitações do roteador não seriam um empecilho para o invasor.

O hacker também poderia mudar configurações do seu roteador, como o DNS (Domain Name System), que é usado para “encontrar” os endereços de IP  que é relacionado com os endereços visitados. Se o invasor configurar um DNS que ele consegue controlar no seu roteador, todos os sites que você acessar terão de ser informados ao servidor de DNS do invasor  o que vai permitir que ele saiba os sites que você acessa.

Controlando o DNS do seu roteador, o invasor também pode redirecionar os sites visitados, mas existe uma limitação: a não ser que o invasor tenha conseguido burlar algum sistema de segurança, ele não será capaz de forjar ou redirecionar páginas HTTPS (as páginas ditas “seguras” ou com “cadeado”). É por isso que é muito importante conferir se o site que você visita está usando HTTPS e se o endereço do site está correto.

O HTTPS também criptografa o conteúdo do site e as informações sobre a página visitada. Como todos os sites de busca hoje usam HTTPS, o que você pesquisa sempre é protegido por criptografia. Nenhum intermediário (inclusive o seu roteador) poderia capturar os termos de pesquisa que você usou, nem as páginas específicas que você acessou.

Gostou da matéria? Compartilhe nas suas redes sociais. Está precisando de roteadores? Visite agora o nosso site e tenha acesso aos melhores produtos. ROTEADORES WI-FI

FONTE:

G1

Leave a Reply