As redes de comunicação podem ser divididas em tipos diferentes de acordo com a área geográfica que conseguem atender, sendo uma delas bastante pequena e específica, mas altamente eficiente e muito utilizada ao redor do mundo: A PAN.
O que é a PAN?
A sigla PAN significa Personal Area Network, ou em português: Rede de Área Pessoal. Esta rede tem como função ligar aparelhos de uso pessoal (computadores, notebooks, smartphones e tablets) através de uma conexão sem fio, alcançando uma área geográfica de até 10 metros.
A rede também pode ser chamada de WPAN, já que seu funcionamento pode ocorrer perfeitamente sem o uso de nenhum fio para realizar a conexão entre os aparelhos (conceito conhecido como wireless), fazendo uso da tecnologia Bluetooth na maioria das vezes para realizar a ligação entre dispositivos.
Em menores quantidades, também é possível encontrar redes de área pessoal que funcionem a partir de ligações em infravermelho ou outros meios de conexão que tornam desnecessário o uso de fios.
A PAN permite que vários dispositivos se comuniquem entre si, fazendo que seja possível que todos eles trabalhem em conjunto, focando o uso de apenas uma pessoa, o que a diferencia de outra rede pequena e específica: A LAN (Local Area Network), que foca em ser utilizada por um pequeno grupo de pessoas concentradas em um pequeno espaço físico.
Quando as conexões deste tipo de rede são realizadas através do Bluetooth, é possível conectar até oito dispositivos a um aparelho principal, que também pode ser chamado de dispositivo mestre.
Desafios em relação à segurança:
Por se tratar de um conceito relativamente novo na área de tecnologia da informação, ainda estão em processo estratégias de segurança que garantam ao usuário uma navegação totalmente livre de riscos.
Apesar disso, os usuários das redes PAN estão cientes de todas estas questões e acabam tomando uma postura mais cuidadosa, o que pode ser visto com bons olhos, já que se cria um hábito de uso mais responsável na internet.
Outra vantagem em relação à segurança se dá pelo fato de que as conexões por Bluetooth em áreas muito restritas são invisíveis a outras redes maiores, fazendo com que seja quase impossível que o usuário seja notado por hackers ou outras pessoas mal intencionadas.
As redes de comunicação do tipo PAN tendem a ser muito utilizadas a ganhar muitos adeptos por conta de sua praticidade, rapidez e de modo seguro (apesar de muitas políticas ainda estarem em fase de pesquisa e desenvolvimento).
Fique ligado ao Blog da TND Brasil, aqui você aprende vários conceitos sobre tecnologia e se atualiza nas tendências e novidades!