Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

Virtualização em PME favorece o gerenciamento de dispositivos móveis

dispositivos-moveis

A virtualização possibilita que as empresas rodem seus sistemas operacionais em um servidor virtual, dando acesso dessa forma a diversas aplicações sem a necessidade de acesso físico à máquina na qual estão hospedados. Prática já utilizada por grandes corporações vem ganhando cada vez mais adeptos entre as pequenas e médias empresas.

Em tempos onde a mobilidade anda em alta, a virtualização facilita o acesso remoto aos aplicativos das empresas resultando na entrega de respostas mais ágeis, e assim contribui na melhoria das estratégias de negócios.

Outra vantagem refere-se com relação aos custos, uma vez que não há necessidade de grandes investimentos em equipamentos e infraestrutura de tecnologia da informação. Segundo Anderson Germano, gerente de pré-vendas da VMware, fornecedora de soluções de virtualização e computação em nuvem, “A área de TI pode ser enxuta, com duas ou três pessoas para operação. Isso atrai as pequenas e médias empresas, que nem sempre têm pessoal técnico em grande número”.

Ainda, de acordo com Anderson, o aumento do uso de smartphones e tablets em ambientes de trabalho passou a estimular a virtualização, solução esta que favorece o gerenciamento dos dispositivos em ambientes corporativos. Para ele, “A gestão de todos os dispositivos é feita a partir de uma única tela”.