Ela está em nossas casas, carros e celulares. E, ao que tudo indica, ganhará cada vez mais protagonismo em nossas vidas. Estamos falando da inteligência artificial, que promete revolucionar a economia, os costumes e vários outros aspectos da humanidade.
Por mais em voga que esta tecnologia esteja, há fatos curiosos a respeito dela que nem todos conhecemos. Será que é o seu caso? Continue lendo para descobrir!
5 fatos sobre inteligência artificial que você não conhecia
- A ideia da inteligência artificial remete à antiguidade
A inteligência artificial (também abreviado no idioma inglês como AI – Artificial Intelligence) começou a ser pensada muito antes do que você imagina – e, inclusive, antes da invenção da computação ou da eletrônica: filósofos da antiguidade clássica já refletiam a respeito da mecanização do pensamento, principalmente os da área matemática. Contudo, a falta de meios daquela época fez com que o seu desenvolvimento de fato só acontecesse alguns séculos mais tarde.
- A inteligência artificial desperta, ao mesmo tempo, fascinação e medo
Alguns séculos mais tarde, começou o desenvolvimento propriamente dito das primeiras ferramentas de inteligência artificial. E, de uns anos para cá, sua evolução tem sido impressionantemente rápida.
Algumas pessoas receberam estas tecnologias com entusiasmo. É o caso de Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, mídia e rede social: em entrevistas, ele não esconde seu otimismo a respeito do futuro da AI.
Outros, em contrapartida, são mais céticos. É o caso do fundador da SpaceX empresa de sistemas aeroespaciais, e da Tesla, empresa de automóveis elétricos, Elon Musk, e do fundador da Microsoft, Bill Gates. Para estes empreendedores, a inteligência artificial precisa urgentemente de uma regulamentação que ponha limites no que pode ser desenvolvido, pelo bem da própria humanidade. Musk, por exemplo, defende a proibição das armas inteligentes.
- A inteligência artificial faz com que máquinas tenham sentimentos humanos
Um dos fatos mais impressionantes sobre a inteligência artificial é que elas tornam máquinas gente como a gente. Recentemente, a Microsoft criou um sistema que pode sentir emoções humanas. Batizado de Xiaoice, ele é capaz de interagir como uma garota de 17 anos. Ela é, inclusive, capaz de mentir – e, quando é pega na mentira, se envergonha como uma humana.
- A inteligência artificial permite que robôs escrevam livros e componham músicas
Foi-se o tempo no qual especialistas acreditavam que máquinas podiam assumir apenas funções mais mecânicas e repetitivas, como montar automóveis. Atualmente, há softwares que podem fazer trabalhos criativos: eles escrevem desde notas jornalísticas até livros inteiros, compõem músicas e, inclusive, criam imagens.
- A inteligência artificial também dorme
Em humanos, o sono tem uma função restauradora. Precisamos dormir bem para recompor-nos depois de um dia atribulado e preparar-nos para o próximo.
No caso de máquinas e programas dotados de inteligência artificial, isto também procede.
Cientistas do Google programaram o Deep Mind, projeto de AI da empresa, para tirar cochilos periódicos. Os profissionais esperam que isto ajude a solução a resolver coisas que não conseguiu enquanto estava acordada.
Do mesmo modo, o Deep Mind sonha: os cientistas do Google observaram várias imagens geradas pelo programa enquanto ele dormia.
Entusiasta da tecnologia? Nós, da TND, somos especialistas nela! Entre em contato conosco e conheça as soluções de TI que dispomos para sua empresa!