Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

O Phishing é considerado o tipo mais simples de ciberataque, mas, ao mesmo tempo, o mais perigoso e eficiente.

Ele é o crime de enganar as pessoas para que as mesmas compartilhem informações pessoais e confidenciais como, por exemplo, senhas e dados bancários. Ficou interessado? Então, continue a leitura e descubra mais sobre o phishing conosco!

 

Como  acontece o ataque de phishing? 

Geralmente os envolvidos recebem um e-mail que imita uma pessoa ou empresa e, quando a pessoa clica no link do e-mail, a mensagem de urgência induz a pessoa a deixar o bom senso de lado que, ao preencher os campos solicitados, dá ao hacker acesso aos dados enviados.

 

Agora imagine isso acontecendo dentro da sua empresa, colaboradores sendo enganados e entregando erroneamente dados sigilosos da instituição para criminosos, que utilizarão todas as informações obtidas para gerar perdas financeiras significativas para a empresa e sérios prejuízos para sua reputação.

 

Segundo o site Canaltech, a partir de um relatório divulgado pela empresa de cibersegurança ESET, foi constatado que os ataques de phishing no Brasil cresceram quase 230% só no primeiro semestre de 2022. Sendo assim, levanta-se o fato de que mesmo que sua empresa não tenha passado por uma situação dessas, a prevenção é essencial para lidar com um golpe de phishing a qualquer momento.

 

Quais são os tipos de ataques de phishing?

De modo geral, eles acontecem – como já comentamos anteriormente – sempre na particularidade de se passar por pessoas e empresas terceiras, para assim captar os dados que, de certa forma, são entregues por livre e espontânea vontade.

Entretanto, a estratégia utilizada pelos criminosos pode ser alterada conforme o método escolhido. Veja a seguir os principais tipos de phishing e como eles funcionam na prática!

 

  1. Phishing por e-mail

Considerado o tipo mais comum de phishing. Aqui, por exemplo, você pode receber um e-mail do seu banco pedindo para que você realize o login em sua conta bancária, alegando que há algum problema a ser verificado.

No entanto, o link do e-mail redireciona para uma página que é uma réplica do site do seu banco e, a partir do momento que você insere suas informações de login no site, os criminosos terão acesso à sua conta.

 

  1. Phishing por telefone

Ao invés de receber um e-mail, a vítima recebe a ligação de uma pessoa que se passa – por exemplo – por um agente bancário, então o criminoso induz a vítima a acessar uma página falsa ou entregar seus dados por meio do diálogo. Com os dados em mãos, é então que o golpe começa.

 

  1. Phishing por SMS

Aqui funciona da mesma forma que o e-mail, com a vítima recebendo uma mensagem de texto que – aparentemente – é de sua operadora ou agência bancária. Assim, a pessoa é redirecionada para um site falso e induzida a passar seus dados pessoais.

 

  1. Phishing por redes sociais

Um método cada vez mais presente no dia a dia. Como um exemplo, você poderia receber uma mensagem privada de alguém se passando por um conhecido que, neste caso, iria solicitar as informações da sua conta ou também te redirecionando para um site falso, na esperança de coletar seus dados. 

 

Como podemos notar, a tecnologia é parte presente desse tipo de crime e, consequentemente, idosos e pessoas de meia-idade são os que mais sofrem com esse golpe, por não reconhecerem os sinais necessários. Mas isso não isenta as empresas que, por descuido ou desaviso, também acabam tendo problemas.

 

Como detectar ataques de phishing?

Existem algumas formas de se detectar ataques desse tipo e, pode até não parecer, mas grande parte dessas formas vem diretamente da capacidade do usuário em reconhecer uma fraude. Saiba mais a seguir!

 

  1. Use seu poder de julgamento

Antes de qualquer coisa, é a sua capacidade de julgamento e reconhecer um golpe que vai te ajudar a evitar muitos problemas. E é exatamente por não possuir uma boa capacidade de discernimento que muitas pessoas ainda continuam sofrendo por phishing.

Então, desconfie sempre de sorteios, prêmios extremamente vantajosos, pontos acumulados de bancos, estrangeiros entrando em contato, dentre outros.

 

  1. Fique atento as URLs

O ponto-chave aqui é, antes de tudo, ficar de olho na URL. Sites falsos costumam utilizar endereços da web extremamente parecidos com os originais como, por exemplo:

Site original: https://tndbrasil.com.br/

Site falso: https://tndbrasiil.com.br

 

  1. Parece real? Vá até a fonte!

Recebeu um e-mail que te deixou desconfiado, mas parece extremamente real? Então, vá ao site de origem. Um exemplo clássico: se você recebeu um e-mail sobre uma super promoção de um mercado, vá até o site oficial desse mercado – pesquisando no Google ou digitando sua URL, sem clicar em nada do e-mail – e confira se a promoção realmente consta como oficial.

Outra tática é checar o remetente da pessoa ou empresa que enviou o e-mail, pois geralmente remetentes falsos costumam ser visivelmente diferentes dos originais.

 

A mesma ideia de atenção, cuidado e verificação também serve para os outros tipos de phishing. E, para lidar com golpes mais complexos, é recomendável o uso de antivírus nos dispositivos e demais softwares com foco em filtro de phishing e cookies maliciosos. 

 

No site da TND BRASIL você confere serviços e produtos – como antivírus e firewall – que foram pensados exclusivamente para manter a segurança corporativa e evitar problemas graves como os de phishing.

 

Como se proteger contra ataques de phishing

Quando entramos na questão de como proteger uma empresa e a si mesmo de ataques como esses, existem alguns pontos que podemos seguir para garantir uma maior segurança cibernética. Confira esses pontos abaixo!

 

  • Educação e conscientização dos funcionários: Para ensinar como reconhecer e evitar ataques;
  • Utilização de ferramentas de segurança: Filtros de spam e firewalls são apenas algumas das soluções necessárias e que a TND BRASIL pode oferecer neste quesito;
  • Implementação de políticas de segurança rigorosas: Evitando brechas de segurança e diminuindo a possibilidade de ataques;
  • Treinamento de segurança cibernética para a equipe de TI: A maioria dos ataques acontece quando a empresa possui aberturas para tal, uma equipe preparada evita situações assim e ainda aprende a resolver um ataque hacker de forma profissional quando o mesmo acontecer.

 

Agora você já sabe como se proteger, mas se mesmo assim você for vítima desse crime, você sabe como proceder? É sobre isso que falaremos a seguir.

 

O que fazer se você for vítima de um ataque de phishing

O primeiro passo – antes de tudo – é relatar o problema, seja para a empresa que você trabalha ou para a própria plataforma que está utilizando. 

No caso das empresas, com uma equipe preparada, geralmente o departamento de TI saberá como lidar com a situação e te orientar sobre os passos que serão tomados. Já em relação às plataformas, muitas disponibilizam a opção de “relatar SPAM” e, após isso, a empresa segue com os processos internos para lidar com os remetentes criminosos.

Após isso, chegou a hora de lidar com a situação dos seus dados. Já que praticamente todos os ataques de phishing giram em torno de coletar dados de login e senha para diversas plataformas ou informações bancárias, falaremos a seguir em como recorrer nesses dois casos.

 

  1. Login e senha

Tente trocar ou recuperar suas informações de acesso de modo tradicional, caso isso já não seja mais possível, entre em contato com o suporte da plataforma e tente a recuperação através de reconhecimento facial ou documentos que confirmem sua identidade (se a mesma disponibilizar a opção).

 

  1. Dados bancários

Aqui não existe meio-termo, é necessário entrar em contato diretamente com a agência bancária para uma solução mais ágil do problema. Se possível, tente alterar suas informações antes, mas se você já perdeu seu acesso, ir até a agência é sua melhor opção.

 

É importante ressaltar que caso você ou sua empresa tenham sofrido com um ataque phishing, é recomendado que seja feito o boletim de ocorrência assim que possível. Afinal, phishing é considerado um crime e, com o boletim em mãos, você estará mais assegurado, as autoridades locais poderão investigar a situação e – esperançosamente – até prender os responsáveis.

 

Conclusão

Agora que você chegou até aqui, é importante lembrar o que falamos lá no começo e, é claro, ao longo do texto: para proteger sua empresa e a si mesmo de ataques phishing, tenha como aliados – principalmente – seu bom senso e ferramentas de segurança cibernética.

 

Contar com uma empresa especialista na área pode ser o diferencial entre perder ou não seus dados para hackers e, como você já sabe, a TND BRASIL possui 20 anos de experiência no mercado e diversas soluções desenvolvidas para – acima de tudo – trazer maior segurança para as empresas.

 

Acesse NOSSO SITE para saber como podemos te ajudar e continue acompanhando nosso blog para conferir mais sobre o universo da tecnologia e cibersegurança.