Com os avanços da tecnologia, passamos a viver nosso cotidiano de forma rápida, dinâmica e cercada de novas necessidades. Essas questões justificam o surgimento do desenvolvedor de sistemas, um profissional encarregado de atender as demandas da vida moderna.
Se você está curioso para entender mais sobre quem é esse profissional e como suas funções impactam o seu dia a dia, confira os detalhes que separamos em nosso conteúdo.
O que faz um desenvolvedor de sistemas?
O desenvolvimento de sistemas existe para atender demandas provenientes da alta tecnologia presente em atividades do mundo moderno. Este profissional tem como função analisar, criar, testar e colocar em prática sistemas de informação. Os serviços podem ser realizados para diversos dispositivos, como computadores – desktops ou notebooks – tablets, celulares, entre outros.
Vale a pena investir nesta carreira?
Por se tratar de um mercado bastante amplo e de alta demanda, a carreira de desenvolvedor de sistemas pode ser um excelente investimento.
A formação para este ofício engloba disciplinas ligadas à programação, direito, administração, além de questões sociais e ambientais.
Pessoas com habilidades em ciências exatas são as mais indicadas para esta ocupação.
Este campo é amplo ou limitado?
As áreas específicas do desenvolvimento de sistemas são bastante variadas, dando aos profissionais, um grande número de opções de trabalho. Assim, podemos classificar este como um amplo campo de atuação.
Confira abaixo, uma breve explicação sobre os trabalhos mais comuns de um desenvolvedor de sistemas:
Criação: Uma das principais funções do desenvolvimento de sistemas está em tornar mais prática e eficiente a experiência do usuário com a tecnologia e fazer com que tudo acompanhe a velocidade da vida moderna.
Por isso, cabe a este profissional criar ou aprimorar softwares, ferramentas e até mesmo aplicativos.
Administração: A criação de uma ferramenta ou aplicativo não se encerra no momento em que estes são colocados no ar.
É preciso sempre estar atento ao funcionamento, verificar se cada detalhe está funcionando corretamente, checar se há necessidade de alguma modificação na estrutura do sistema, além de observar a opinião do usuário, visando sempre aprimorar sua criação.
Assim como uma máquina física, um sistema necessita de manutenção regular.
Depois de conferir todas essas informações, você já está por dentro do universo do desenvolvedor de sistemas e sabe que é uma área bastante vasta da tecnologia.
Quando falamos em profissionais capacitados e demandas inovadoras neste ramo, nos colocamos como referência. Visite as áreas do site da TND Brasil voltadas para produtos ou serviços, e saiba mais!