Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

Cyber ataque: pontos que deixam sua empresa vulnerável!

Um cyber ataque pode causar diversos danos para uma empresa, acessando dados e informações de diversas formas! Saiba mais! 

Cotidianamente estamos expostos a cyber ataques, que nos deixam vulneráveis a uma série de riscos, como vazamentos de dados confidenciais.

E vivendo em um mundo cada dia mais conectado à internet e mais dependente dela para a realização de tarefas, sejam elas simples ou complexas, estes riscos aumentam consideravelmente.

Os ataques cibernéticos são uma grande ameaça, e podem trazer consequências que vão desde impactar o funcionamento de um dispositivo, até vazar dados privados como senhas e informações bancárias. 

No contexto empresarial, o cyber ataque pode representar perdas financeiras consideráveis e danos irreversíveis aos negócios.

Continue a leitura, e saiba mais sobre o cyber ataque!

 

Mas, afinal o que é Cyber Ataque?

Cyber ataque é um conjunto de práticas, realizadas por criminosos, voltadas à invasão em dispositivos de diferentes tipos, causando danos, como roubo de dados.

São ações realizadas de diversas maneiras e que infectam os dispositivos, permitindo que estes criminosos tenham acesso aos mesmos, para praticar ações ofensivas contra pessoas ou empresas.

 

Métodos mais conhecidos de cyber ataque

Quando não há segurança cibernética eficiente, existem inúmeros tipos de ataques que podem acessar dispositivos, softwares e hardwares de diferentes formas, causando diferentes danos e prejuízos.

Listamos alguns destes ataques e de que modo eles atacam, para você entender o quão vulnerável sua empresa pode estar a estas ameaças.

 

Phishing e spear phishing

O phishing é um tipo de cyber ataque que geralmente utiliza o envio de mensagens de texto e e-mails como forma de pescar informações.

O remetente aparentemente parece ser conhecido, gerando ao destinatário a falsa impressão de confiança, possibilitando o acesso à informações pessoais.

Através das informações contidas no e-mail, por exemplo, o usuário é levado a realizar ações, como clicar em um link, que então possibilitam o acesso à dados pessoais.

Geralmente este ataque funciona com o disparo em massa e contém um teor de urgência, levando o usuário a preencher um formulário, fornecendo informações bancárias e de cartão de crédito.

Já o spear phishing é um ataque cyber bem direcionado, ou seja, elaborado.

Os criminosos criam e-mails mais pessoais e com informações relevantes ao usuário, como utilizar como remetente o nome de um colega de trabalho ou do gerente bancário. O que torna o e-mail ainda mais personalizado, e assim aparentemente mais confiável.

Desta forma, é ainda mais difícil de suspeitar e evitar um ataque spear phishing.

 

Malware

O malware é um tipo de software mal intencionado, que infringe uma rede através das suas vulnerabilidades, acessando os dispositivos sem a autorização do usuário, e instalando softwares maliciosos.

O malware pode infectar um computador de diversas formas, a qualquer momento que esteja conectado na internet. Fazer download de arquivos infectados, instalar um aplicativo ou configurar um software de fonte desconhecida e, até mesmo abrir um anexo via e-mail, pode ser o gatilho para dar acesso ao malware.

As formas mais comuns de malware são:

  • Vírus macro;
  • Vírus polimórficos; 
  • Worms;
  • Adware;
  • Ransomware;
  • Spyware;
  • Bots;
  • Cavalo de tróia ou trojans;
  • Bugs;
  • Dentre diversos outros.

Alguns sinais típicos podem ser alerta para identificar uma possível infecção de um sistema. O computador se torna mais lento, anúncios incômodos invadem a tela, perda de espaço em disco ou até mesmo o sistema se desligando repentinamente são indícios de um malware oculto roubando dados e causando danos graves. 

 

Ataque Man-in-the-middle (MitM)

O Man-in-the-middle é um tipo de cyber ataque, na qual o criminoso se insere entre meio a dois usuários, receptando dados, interceptando ligações, mensagens e outros tipos de informações, com o objetivo de se passar por um deles posteriormente.

Entre algumas ações desta natureza estão:

  • Falsificações de IP;
  • Apropriação de e-mails;
  • Roubo de cookies do navegador;
  • Encriptação de redes Wi-Fi.

Os objetivos mais comuns de ataques MitM são sites de compras, serviços bancários e acesso a dados de cartão de crédito para interceptar informações e permitir aos criminosos ganhar dinheiro.

 

Injeção de SQL

SQL significa Structured Query Language, ou em português, Linguagem de Consulta Estruturada. É uma linguagem para gerenciamento de banco de dados amplamente conhecida e padronizada por sua simplicidade e facilidade de uso. 

Injeção de SQL é um tipo de ataque cyber, no qual o invasor insere um código malicioso em um site para controlar o banco de dados e acessar dados protegidos no servidor. 

Os ataques de injeção de SQL geram diversas consequências e podem trazer efeitos devastadores para empresas e indivíduos. Além dos prejuízos financeiros para lidar com um ataque, a reputação de uma empresa pode ser irreversível e devastadora.

 

Ataque de negação de serviço (DoS)

O ataque de negação de serviço ou DoS (Denial Of Service), atua sobrecarregando um dispositivo.

Os criminosos aproveitam falhas e outras vulnerabilidades dos dispositivos, ou geram um grande volume de solicitações de um determinado tipo de serviço, assim sobrecarregando o sistema, incapacitando o mesmo.

Este tipo de ataque pode ser realizado em computadores interligados por uma rede, também conhecido por ataque DDoS (Distributed Denial of Service), interrompendo o funcionamento de diversos dispositivos ao mesmo tempo.

Para saber se um computador está com um ataque DoS em andamento, é possível avaliar alguns indicadores, como:

  • Desempenho lento na rede, com tempo longo de carregamento
  • Impossibilidade de carregar algum endereço na web
  • Súbita perda de conectividade na mesma rede

 

Ataque de Download Drive-by

O ataque de drive-by utiliza a vulnerabilidade de alguns sites, para então plantar scripts maliciosos no código de suas páginas. A ideia principal neste tipo de ataque é instalar um malware no computador da vítima sem que ela perceba.

Assim, ao visitarem um site, os usuários têm malwares instalados nos seus dispositivos, tornando seus dispositivos vulneráveis.

Porém, este tipo de ataque cyber, não requer necessariamente que o usuário realize ações de clicar em um botão. Um download drive-by malicioso pode infectar um computador sem qualquer aviso ou notificação. 

 

Ataques DNS

Um servidor DNS (Sistemas de nomes de domínio), basicamente é o que permite definir o nome de uma página na internet pelo endereço de IP, ou seja, o nome pelo qual os usuários identificam o site no navegador.

Os ataques ao DNS se aproveitam das vulnerabilidades nesses servidores fazendo com que os usuários caiam em armadilhas, acreditando que estão acessando domínios legítimos.

Dentre as formas de ataque, pode-se destacar:

  • Sequestro de domínio;
  • Falsificação de DNS;
  • Tunelamento de DNS;
  • Inundação de DNS.

 

Ataque de Dia Zero

O ataque de Dia Zero, tem este nome, porque basicamente se aproveita de uma falha que o desenvolvedor desconhece, ou seja, uma falha de segurança de software recém descoberta. 

No ataque de Dia Zero, os desenvolvedores ainda não tiveram nem um dia para corrigir uma vulnerabilidade e os criminosos aproveitam para explorar novos ataques.

 

Ataque Cross-site scripting (XSS)

Neste tipo de ataque, os criminosos injetam código malicioso em um site verídico.

Ele ocorre quando há a vulnerabilidade em um site, que possibilita ataques cibernéticos.

Quando os usuários acessam os sites, são infectados e manipulados de diversas formas, como o roubo de cookies (arquivos visitados pelos clientes), que possibilita diversos outros tipos de ataques.

 

Riscos que um cyber ataque gera para sua empresa

O ataques cibernéticos podem atingir uma empresa em vários contextos e forma como vimos anteriormente, mas de forma resumida, permitem:

  • Vazamento de dados;
  • Roubo de identidade;
  • Extorsões;
  • Sites fora do ar;
  • Roubo de senhas e acessos;
  • Exclusão de informações importantes;
  • Desorganização de sites e banco de dados;
  • Dentre diversos outros danos.

Ou seja, deixam uma empresa suscetível a uma série de riscos e que podem gerar prejuízos de diversas naturezas.

Para demonstrar a magnitude dos ataques cyber, listamos algumas notícias que saíram na mídia:

  • Ataque cibernético em siderúrgica no Irã, faz empresa interromper a sua linha de produção – G1;
  • Ataque hacker deixa site da Submarino e Americanas fora do ar, gerando prejuízos em vendas – Veja;
  • Hackers roubam R$100 milhões em criptomoedas, de uma empresa situada na Califórnia – CNN Brasil;
  • A Toyota teve 14 de suas fábricas situadas no Japão com atividades interrompidas, deixando de produzir em média 13 mil veículos – Veja

Vale lembrar que estas, são apenas algumas das milhares de notícias de ataques cyber que ocorreram, sem contar os que nem foram oficialmente divulgados. Estes danos impactam negativamente toda empresa que se torna alvo de cyber ataques, gerando prejuízos que nem sempre podem ser remediados.

Além de danos financeiros, podem causar também danos ligados à reputação da empresa perante o mercado, que perde a confiabilidade de seus clientes, fornecedores e até mesmo colaboradores. São riscos que podem inclusive levar ao fim de um negócio.

Para saber mais, continue acompanhando o nosso blog, e saiba tudo sobre segurança da informação e como tornar os dados de sua empresa mais seguros.