Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

Fortitoken MFA: uma solução moderna e segura para sua geração de tokens

Com os ataques hackers constantes e o surgimento de novos métodos de roubo de dados, os famosos tokens são um respiro de alívio na proteção de informações dos usuários. Aliado a eles, temos também o uso de outras ferramentas de proteção, como teclados virtuais, aplicativos que reconhecem o computador e a necessidade de inserção de senhas adicionais, entretanto, dentre todos, o Token pode ser o método mais efetivo de segurança nessa questão.No artigo que você está prestes a ler, você irá aprender um pouco mais sobre o que são os Tokens, como eles funcionam e, é claro, qual a solução moderna e extremamente segura que a FORTINET desenvolveu para auxiliar sua empresa, o Fortitoken MFA. Continue a leitura!

 

O que é um Token de Segurança?

Antes de tudo, é importante saber que existem vários tipos de Tokens, existe até mesmo uma criptomoeda com esse nome. Entretanto, iremos focar exclusivamente nos Tokens de Segurança.

 

Até pouco tempo atrás, os Tokens eram dispositivos físicos – semelhantes a pequenos chaveiros – que geravam uma senha ou código temporário que auxiliavam os usuários em uma camada extra de proteção nas contas que eles utilizavam. 

 

Ou seja, quando você entrava em uma conta, além de colocar o seu login e senha habitual, você tinha que gerar um código aleatório no dispositivo de Token e inseri-lo no campo solicitado, para assim ter acesso livre ao que você precisava.

 

Entretanto, com o avanço da tecnologia isso mudou. Agora não é mais necessário um dispositivo físico à parte para esse trabalho, tudo pode ser feito diretamente através de um aplicativo de celular.

 

Neste momento você deve estar se perguntando: “Mas por que ele é melhor do que outros métodos de autenticação de segurança?”. Bom, ficamos felizes que perguntou!

 

Uma autenticação somente por senha leva a violação de segurança, infecções por malware e violações de políticas. Já a autenticação de dois fatores – como é o caso do uso de Tokens – utiliza uma senha junto de um Token de segurança e um servidor de autenticação, que assim oferece uma segurança muito melhor.

 

#ExtraTND: os funcionários autorizados podem acessar os recursos da empresa com segurança usando uma variedade de dispositivos, desde notebooks a telefones celulares.

 

Quer ter uma noção básica do gigantesco potencial dos Tokens?

 

Recentemente a Visa, a gigante mundial de meios de pagamento, divulgou um levantamento que apontou o crescimento do número de transações com o uso de Tokens no Brasil, que duplicou no começo do ano em comparação ao mesmo período do ano passado.

 

Além disso, o levantamento realizado indicou que foram emitidos mais de quatro bilhões de Tokens em todo o mundo, exclusivamente (e apenas!) através do serviço deles.

 

3 Razões para implementar o Token de Segurança em sua empresa

Se você ainda está em dúvida se deveria implementar essa ferramenta de segurança em sua empresa, separamos três razões por que isso deveria ser indispensável de se realizar em seu local de trabalho. Confira a seguir!

 

Maior segurança para a empresa e para os usuários

 

Apesar de seu uso ser relativamente simples, por trás dos Tokens existem várias questões e camadas de segurança para que seu uso seja possível.

 

Por exemplo: 

 

  • Antes de poderem utilizar os Tokens em um dispositivo, os usuários precisam passar por um processo de identificação;
  • Os Tokens são válidos apenas nos dispositivos selecionados;
  • Quando falamos – por exemplo – em pagamentos, cada transação gera um código criptograma e, mesmo que um hacker roube seu token, ele ainda precisa desse código para ter acesso aos seus dados;
  • Tokens e controle de domínio ajudam a desvalorizar os dados, camuflando-os e os tornando menos atraentes para hackers.

 

Transparência de informações e processos

 

Grande parte dos Tokens hoje em dia trabalham com a criptografia end-to-end. Sim, a mesma utilizada nas conversas do WhatsApp. Assim, é uma garantia a mais de que seu código é único e não possa ser acessado por terceiros no momento do uso.

 

Mantendo sua competitividade de mercado

 

Várias empresas do mercado já estão aderindo a essa autenticação de segurança e divulgando isso como uma peça-chave para atrair clientes, com foco em oferecer a melhor segurança possível para suas informações.

 

Sendo assim, com essa ferramenta sua empresa pode manter o páreo na competição do mercado diante dos concorrentes, evitando perder mercado por não estar tão preparada quanto as demais empresas.

 

Conheça o FortiToken MFA

Pensando em aprimorar cada vez mais a proteção e segurança dos usuários e das empresas, a FORTINET criou o FortiToken Mobile. Ele é um aplicativo para iOS e Android que age como um Token de hardware, mas que utiliza o próprio celular do usuário como o hardware necessário para gerar os códigos.

 

Lembra que comentamos anteriormente que antes era necessário um dispositivo à parte para realizar esse trabalho? Então, aqui isso já mudou.

 

O FortiToken Mobile possui três grandes vantagens que o difere das demais opções do mercado, tornando-o uma opção viável e segura para as empresas que buscam soluções em Tokens. Descubra a seguir quais são essas vantagens!

 

Redução de custos

 

Com essa solução é possível reduzir custos das empresas, principalmente por meio da alavancagem do FortiGate existente como servidor de autenticação. Sendo assim, evitando gastos extras ou a necessidade de equipamentos, ou softwares para realizar o serviço proposto.

 

Menor sobrecarga

 

O FortiToken Mobile oferece a opção de ativação on-line exclusiva, deixando de lado uma sobrecarga desnecessária nos sistemas utilizados ou até mesmo do próprio pessoal do time.

 

Baixo custo

 

Essa solução da FORTINET é escalável e com baixo custo de entrada, para que assim seja cada vez mais possível para sua empresa aderir a um novo método de segurança. Além disso, ela também é uma solução de baixo custo total de propriedade, não necessitando de gastos extras além do próprio software.

 

Conclusão

Após todas essas considerações que comentamos ao longo do texto, fica fácil saber que, se você busca maximizar a proteção de acessos em sua empresa e ainda evitar possíveis ataques externos ou roubos de informações, o FortiToken da FORTINET é a melhor solução do mercado para essa questão.

 

Ficou interessado em conhecer um pouco mais sobre o assunto ou quer aplicar uma ferramenta de segurança como essa em sua empresa, mas não sabe por onde começar? Então, conte com a ajuda da TND BRASIL!

 

Somos uma empresa parceira oficial e certificada da FORTINET, ajudando empresas e empresários a adquirirem alguns dos melhores serviços de segurança do mercado para aplicá-los em seu dia a dia, oferecendo também total apoio para implementação e suporte para que tudo seja feito de modo fácil e prático.

 

ENTRE EM CONTATO conosco e descubra mais sobre o FortiToken!