Do planejamento à execução, os projetos de infraestrutura da TI (Tecnologia da Informação) não são nada simples. Implementar os processos e procedimentos para tornar os sistemas e as aplicações corporativas confiáveis e previsíveis em sua empresa é tarefa para quem entende do assunto. Já ouvimos algumas vezes a expressão “meu sobrinho pode resolver isso e não vou gastar quase nada”, mas encarregar a TI do seu negócio a alguém que não tem certificação e especialização no assunto pode acarretar em grandes prejuízos. Por isso, é relevante a especificação dos projetos de TI para empresas.
Os projetos de TI precisam ser feitos por quem realmente entende do tema, que sabe fazer um bom planejamento, racionalizando a infraestrutura e aumentando a eficiência operacional do negócio. Busque sempre profissionais experientes, atualizados com as melhores práticas de mercado e tendências tecnológicas, pois são atividades que necessitam de bons conhecimentos e habilidades técnicas.
Sendo assim, prossiga com a leitura e conheça mais sobre o tema!
Qual a importância dos projetos de TI?
Com um bom projeto de TI em sua empresa você melhora os processos, atinge seus objetivos de forma eficaz e fica seguro contra qualquer possível problema. Desde os softwares e hardwares, até servidores e equipamentos da estrutura de rede, o trabalho deve ser feito de forma organizada e sustentada. Pois, a empresa precisa manter seus dados e arquivos sempre seguros contra invasão ou perda de informações, então é preciso implementar e configurar os sistemas operacionais, estruturar toda a rede e não para por aí.
Etapas necessárias para a criação dos projetos de TI
Para auxiliar as empresas na criação de projetos de TI eficientes, existem certos passos simples que as mesmas podem seguir. Esses passos são os pontos básicos e peças-chave dos quais as empresas devem ficar de olho. Se durante a criação do seu projeto de TI você não passou por uma dessas fases, então algo pode estar errado. Veja abaixo quais são essas etapas!
Entendimento de cada necessidade
Antes de tudo, é necessário não apenas descobrir as necessidades que o projeto irá solucionar, mas também entender a fundo cada uma delas. Afinal, para que você possa oferecer soluções mais assertivas, é de extrema importância que saiba com o que está lidando.
Definindo o gestor
O gestor será a pessoa responsável por garantir o andamento dos projetos de TI na empresa, fazer com que os processos não fiquem estagnados e, neste caso, irá acompanhar cada uma das necessidades definidas e, é claro, o trabalho de todo o time.
Início do planejamento
Após todas as principais características – que foram citadas anteriormente – serem definidas, chegou o momento de colocar a mão na massa. É agora que todos o planejamento é colocado a prova, com toda a equipe dando andamento nos processos a passos que devem ser seguidos.
Não se esqueça dos prazos!
Após a etapa anterior, é de extrema importância que se defina o prazo final de entrega, para que o gestor monitore todas as atividades, correções, qualidade e riscos envolvidos; garantindo sempre que todas as metas sejam concluídas com sucesso e, é claro, dentro do prazo de cada planejamento.
Conclusão
Contando com profissionais experientes, atualizados com as melhores práticas de mercado e tendências tecnológicas, a TND BRASIL deixa você e sua empresa segura em seus projetos de TI. Garantimos excelência ao auxiliá-lo a manter sua infraestrutura de TI confiável, integrada, com redução de custo total de propriedade e aumento de retorno sobre investimento (ROI).
Entre em contato conosco através da nossa central de atendimento no telefone (11) 3717-5537 ou cliquei aqui e saiba como a TND BRASIL pode colaborar com sua empresa em projetos de infraestrutura de TI.