Você sabe qual a importância do machine learning (em português, aprendizado de máquina) para a tecnologia? Essa técnica permite a análise de dados e torna automática a criação de modelos analíticos.
Parece surreal, mas esse método provou a teoria de que as máquinas podem aprender com dados, levando a Inteligência Artificial (IA) para outro patamar. Vale lembrar que tal capacidade depende minimamente da intervenção humana, o que significa que a ideia de que as máquinas podem alcançar resultados por si mesmas é mais uma vez reforçada.
Machine learning na prática
Com o avanço dos dispositivos, a aplicação do machine learning torna-se cada vez mais corriqueira. Podemos citar como exemplos da existência desse método as sugestões de músicas em aplicativos como o Deezer e o Spotify, e as indicações de filmes da Netflix.
Essas são formas simples através das quais as máquinas demonstram que podem assimilar dados complexos e aplicá-los com facilidade.
Quer mais um exemplo sobre como isso funciona? Certamente, você já recebeu recomendações de compras de empresas como a Amazon. Pois é, a essência do machine learning chegou ao seu dia a dia.
Um passo largo e muito relevante
O desenvolvimento e a aplicação do machine learning significaram um passo extremamente relevante em termos de descobertas tecnológicas. Com este conceito, a compreensão sobre as habilidades das máquinas foi renovada, os limites foram expandidos e com isso, fomos levados até o pensamento de que não podemos prever quais os próximos avanços que a tecnologia alcançará.
É o processamento de dados acontecendo com muito mais eficiência, rapidez e assertividade. As máquinas são capazes de lidar não apenas com um grande volume de informações, mas com conteúdos complexos, que exigem inteligência avançada – e não necessariamente humana.
Inteligência artificial e machine learning
Quando o aprendizado de máquinas entra em discussão, é importante reforçamos o fato de que existe uma diferença clara entre a Inteligência Artificial e este conceito.
Sobre isso, a IA é um campo abrangente que busca reproduzir a capacidade do ser humano de pensar.
Já o machine learning pode ser entendido como um segmento que existe dentro da área de IA, visando otimizar as capacidades adquiridas por máquinas e promover ainda mais avanços dentro do ambiente tecnológico.
Como parceira Microsoft, a TND Brasil pode lhe indicar o serviço em nuvem totalmente gerenciado que permite compilar, implantar em alguns cliques e compartilhar soluções de análise preditiva com facilidade: o Azure Machine Learning.
Acessado de qualquer dispositivo, em qualquer lugar, usando qualquer fonte de dados, o Azure Machine Learning é desenvolvido para aprendizado de máquina aplicado, baseado nos melhores algoritmos da classe e com uma interface pautada no modelo “arrastar e soltar”.