Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

O que é um SNOC e como ele pode proteger a sua rede?

Proteger a rede de sua empresa é fundamental para evitar o vazamento e roubo de informações, tanto da empresa em si quanto dos clientes que ela possui. Além disso, assim a empresa se previne de sérias consequências que um ataque hacker pode oferecer. Uma das formas de proteger sua rede empresarial é utilizando o SNOC como solução.

Então, em nosso texto de hoje, você aprenderá um pouco mais sobre ele, suas vantagens e como realizar a escolha do melhor provedor. Prossiga com a leitura e descubra!

O que é um Serviço de Operação de Segurança de Rede (SNOC)?

Para entender o que é o SNOC, antes precisamos compreender outros dois conceitos, os chamados “NOC” e “SOC”.

NOC é a sigla em inglês para “Central de Operações de Rede”, sendo um serviço com o objetivo de manter o ambiente de TI o mais estável possível. Ou seja, é um setor que identifica, investiga, prioriza, escala e soluciona problemas que possam afetar a performance da rede, principalmente antes que elas aconteçam.

Já o SOC é a sigla em inglês para “Centro de Operações de Segurança”, conhecida como uma estrutura que monitora os recursos e soluções de segurança da informação utilizados pela empresa. Seu principal objetivo consiste em prevenir, detectar, gerir, realizar a resposta a acidentes e avaliar vulnerabilidades e riscos.

Resumindo: o NOC tem como foco o ambiente de redes, cuidando para que a mesma continue operacional. O SOC atua fortemente na segurança de toda a área tecnológica da empresa; prevenindo, detectando e atuando rapidamente nas respostas às ameaças.

Como funciona o SNOC?

O SNOC é – basicamente – a junção do NOC e SOC, agora combinadas em uma só operação de rede.

As duas soluções possuem funções distintas, mas quando combinadas no SNOC, podem se tornar ainda mais poderosas na proteção de dados de uma empresa, atuando diretamente no contra-ataque de ameaças capazes de comprometer as operações de rede.

Como um SNOC pode proteger sua rede?

Agora que você já sabe o que é cada uma das particularidades do SNOC, chegou o momento de saber o que essa solução combinada pode fazer pela rede de sua empresa. Confira a seguir!

  1. Monitoramento constante

O monitoramento constante da estabilidade de rede e de sua segurança é uma das características mais atrativas do SNOC, já que ao mesmo tempo em que se tem a garantia de estabilidade para que todos na empresa possam trabalhar normalmente, também pode-se ficar livre de preocupações com hackers ao saber que a mesma está sendo monitorada para prevenir e combater ameaças.

  1. Resposta rápida a ameaças

Um dos pontos-chave ao lidar com ameaças é a sua prevenção, mas, quando detectada, o SNOC proporciona várias camadas de segurança nos diferentes tipos de tecnologia da empresa, além permitir estratégias eficazes para combatê-las antes que algum dano seja causado.

#MomentoTND: cada vez que a empresa lida com uma ameaça através do SNOC, isso se torna uma oportunidade de aprendizado, já que é possível garantir que a mesma não ocorra novamente do mesmo modo, criando novas formas de segurança para resolver a brecha que essa ameaça encontrou para chegar até a empresa.

  1. Detecção de vulnerabilidade

As brechas em sistemas, softwares ou qualquer outro meio da tecnologia também são conhecidas como pontos de vulnerabilidade, e é exatamente por elas que os hackers conseguem roubar as informações e dados das empresas.

Uma operação de rede como o SNOC torna mais fácil identificar possíveis vulnerabilidades e resolvê-las antes que algo aconteça, trabalhando assim outra de suas principais características: a prevenção.

  1. Análise de segurança pró-ativa

Apesar de trabalharem de formas distintas, tanto o NOC quanto o SOC se preocupam com a segurança de rede de uma empresa. Sendo assim, quando utilizamos em conjunto através do SNOC, seu poder combinado de segurança permite criar uma análise ainda mais ativa e intuitiva da rede empresarial.

Como escolher o melhor provedor de SNOC?

Para escolher um bom provedor desse serviço, antes de tudo é necessário olhar para sua empresa e, posteriormente, para o que as opções de provedor estão te oferecendo. Então, tenha sempre em mente os seguintes pontos:

  • Avaliar quais são as necessidades específicas de sua empresa;
  • Pesquisar em diferentes meios a reputação e experiência do provedor;
  • Verificar as garantias de privacidade e segurança de dados que o sistema SNOC do provedor pode oferecer;
  • Levar em consideração o preço e as opções de personalização do SNOC oferecido, para que assim ele possa atender as necessidades de sua empresa.

Além disso, sempre dê preferência para provedores que possuem experiência no mercado tecnológico, vários anos de história e de uma reputação inabalável e, é claro, autoridade no serviço proposto.

Conclusão

Se você chegou até aqui, então você já sabe que a proteção combinada do SNOC pode ser o que faltava para sua empresa ficar ainda mais tranquila quanto a segurança, funcionamento e manutenção de sua rede.

Dentre as diversas vantagens, podemos relembrar: o monitoramento constante, resposta rápida a ameaças, detecção de possíveis vulnerabilidades e uma análise de segurança fortificada.

Quer aumentar ainda mais seu conhecimento sobre segurança de rede e as últimas novidades da área tecnológica? Então, continue acompanhando NOSSO BLOG e aprenda com os especialistas da TND BRASIL!