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Privacidade de dados: Como proteger seus clientes

Saber como manter a privacidade de dados de seus clientes é indispensável não apenas para passar confiança de serviços para eles e para o próprio mercado, mas também para garantir que sua empresa não sofra sérias consequências diante do vazamento ou perda dos mesmos.

Dentre as principais consequências envolvidas em casos como esse, nós podemos citar imediatamente as quatro principais: perda de clientes, processos judiciais e/ou multas, imagem da empresa danificada diante do público e sérias perdas financeiras.

Para evitar essas situações, neste artigo iremos apresentar as melhores práticas para garantir a privacidade dos dados de seus clientes e como a TND BRASIL pode te ajudar. Continue a leitura e saiba mais!

5 ações para manter a privacidade de dados dos seus clientes

Apesar de ser um assunto extremamente sério e, à primeira vista, parecer algo difícil de lidar, a privacidade de dados pode ser trabalhada com cinco simples ações, sendo essas que englobam diversas áreas de uma empresa. Confira mais sobre essas cinco ações a seguir!

  1. Conheça as leis e regulamentações sobre privacidade de dados

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é – provavelmente – a lei mais famosa do Brasil quando falamos na proteção de dados de terceiros. Ela confere normas e regulamentações que as empresas devem seguir ao tratar os dados pessoais das pessoas na internet.

Conheça um exemplo: 

  • Imagine que você encontrou um e-book incrível de uma empresa 100% grátis na internet;
  • Para obtê-lo você precisa preencher um formulário e baixar o e-book;
  • Foco de atenção: nesse formulário você entrega dados como: nome, e-mail e telefone;
  • Depois que você clicar em “baixar”, você automaticamente entra para a base de dados dessa empresa;
  • Agora, essa empresa pode começar a te enviar as comunicações dela como e-mails, SMS ou até mesmo entrar em contato com você através do WhatsApp;
  • Chega um momento em que essa empresa faz uma parceria de serviços com uma outra e, como parte da estratégia, ela envia sua base de dados para a empresa parceira utilizar, incluindo os seus dados pessoais;
  • A partir disso, a empresa parceira também começa a te enviar comunicações e entrar em contato com você;
  • Isso não pode acontecer. O motivo? Você não deu permissão para ela utilizar seus dados e, muito menos, para a primeira empresa repassar eles para a outra.

É em casos como esse em que a LGPD entra, com foco em proteger o público/consumidor para que – diante de muitas possibilidades – situações como essa não aconteçam e seus dados fiquem, teoricamente, mais seguros e impossibilitados de serem acessados por qualquer um.

As empresas que estão em conformidade com a LGPD e que demonstram isso em seu trabalho, adquirem mais confiança diante de seus clientes e mostram preocupação real quanto às suas informações pessoais. Além disso, evitam sérias consequências perante a lei e, é claro, ao próprio mercado.

Dentre as consequências estão:

  1. Processos judiciais regidos pelos afetados;
  2. Multas (que dependendo do caso podem ser milionárias) dos órgãos fiscalizadores;
  3. Perda de confiança entre o público e o mercado, dificultando a aquisição de novos contratos e parcerias;
  4. Sérios danos à imagem da empresa, principalmente quando divulgada a situação na mídia;
  5. Perda financeira, seja pelo rompimento de contratos por parte dos clientes, abandono dos colaboradores insatisfeitos com a situação ou dificuldade de se reerguer novamente após o escândalo. 
  1. Minimize a coleta de dados desnecessários

Outra ação que pode te ajudar a manter a privacidade de dados de seus clientes é – justamente – evitar recolher dados desnecessários. Nós bem sabemos que informações sobre um cliente nunca são demais, mas dados sensíveis devem ser tratados de modo diferente.

Ainda utilizando como exemplo o e-book do tópico anterior, para a pessoa baixá-lo você não precisa necessariamente solicitar dados como o CPF. Assim, já na coleta você diminui o número de dados que serão utilizados pela sua empresa.

A melhor forma de identificar quais dados valem a pena ou não a serem coletados no primeiro momento, é saber o que será necessário apenas para que você consiga entrar em contato com a pessoa de interesse em um primeiro momento, o que vier depois será um complemento de seu cadastro quando ele já for de fato seu cliente.

Confira abaixo alguns benefícios imediatos de minimizar a coleta de dados em sua empresa!

  • Número menor de dados preocupantes para se lidar caso algum deles chegue a vazar;
  • Não espanta a pessoa interessada em um primeiro momento, afinal, ele reconhece que os dados entregues são apenas os necessários para que sua empresa entre em contato com ele;
  • Passa maior confiança, já que não se pede dados muito específicos ou que possam gerar certa desconfiança.
  1. Mantenha os dados seguros

A melhor ação que sua empresa pode (e deve!) tomar quando falamos de privacidade de dados é a proteção dos mesmos através da tecnologia. E, nisso, a TND BRASIL é uma especialista da área.

No geral, grande parte da tecnologia atua na proteção contra ataques cibernéticos e, para isso, dois tipos diferentes de softwares são indispensáveis na sua empresa. Conheça-os abaixo!

  1. Firewall FORTINET

Conhecida por ser a líder global e inovadora em segurança de redes, ela oferece a mais alta plataforma de segurança e o melhor desempenho para garantir e simplificar sua infraestrutura de TI.

Algumas soluções que você encontra no FORTINET: Firewall, VPN, Traffic Shaping, IPS, Filtro WEB, otimização WAN, acesso de terminais, roteamento camadas ⅔, dentre outros.

  1. Antivírus TREND MICRO

Baseado em inteligência artificial e machine learning, esse antivírus permite identificar e neutralizar as ameaças mais sofisticadas em tempo real. Além disso, você conta com toda a experiência de uma empresa líder do mercado mundial de tecnologia e que atualmente possui mais de 500 mil clientes.

Além do uso desses softwares, você pode aumentar ainda mais sua segurança optando pela criptografia de ponta a ponta e a famosa autenticação de dois fatores

O primeiro garante a segurança dos dados durante uma conversa, de forma que o conteúdo só possa ser acessado pelo remetente e o destinatário. Já o segundo oferece uma dupla segurança, geralmente associada ao login. Nele, você terá que passar por duas camadas de segurança para provar que realmente é você tentando acessar determinado lugar. 

Um exemplo? Você utilizará inicialmente seu login e senha e, depois, inserirá um código enviado para seu e-mail.

Há alguns anos o site ÉPOCA NEGÓCIOS criou um artigo listando os 21 MAIORES CASOS DE VIOLAÇÃO DE PRIVACIDADE DE 2018 e, no topo da lista, temos o vazamento do registro de cidadãos da empresa Aadhar, que afetou 1,1 BILHÃO de usuários.

Confira abaixo a descrição da informação disponibilizada no site:

Quem/o que foi afetado: dados privados de cidadãos indianos, como nomes, números de identificação e contas bancárias

Quando: descoberto em 03/2018

Como: informações do banco de dados de identificação do governo da índia, que armazena informações de identidade e biométricas dos cidadãos, foram vazados através de um sistema administrado por uma empresa estatal de serviços. A API da empresa, usada para acessar o banco de dados, estava desprotegida, dando acesso a informações da Aadhar.

Como você pode ver, apostar na segurança digital para garantir a privacidade de dados é essencial para qualquer empresa, e pequenos erros podem trazer grandes prejuízos, tanto para as instituições como para os usuários afetados.

  1. Dê transparência aos clientes sobre a coleta e uso de dados

A transparência – dentre todos os outros – deve ser um ponto fundamental quando falamos em passar confiança aos clientes e, é claro, estreitar o relacionamento entre ambos.

Especificamente para informar os clientes sobre a coleta de dados, é importante que as empresas tenham definido suas Políticas de Privacidade, onde é informado de que forma elas utilizam os dados coletados, quase como se fosse uma lei ou norma da empresa sobre essa questão. Tais políticas são geralmente disponibilizadas nos sites das empresas.

É claro que isso não é tudo, é preciso também deixar bem claro em suas comunicações, como a famosa frase “Não utilizaremos seus dados pessoais para o envio de SPAM” ou em um simples bate-papo com o cliente em questão, principalmente por texto, já que assim você terá um histórico caso necessário.

Como já comentamos, a transparência é uma das grandes responsáveis por aumentar a confiança do cliente em sua empresa e/ou serviços, podendo ser uma questão decisória na hora de fechar um contrato ou recomendá-lo para outras pessoas. Então, não esqueça de sempre colocar isso em pauta!

  1. Treine os funcionários sobre a importância da privacidade de dados

A melhor forma de conscientizar os colaboradores de uma empresa sobre a importância da privacidade de dados, é através de treinamentos frequentes. 

Os treinamentos periódicos são ótimos para os colaboradores em geral ficarem por dentro do assunto e terem cuidados básicos com os dados com que trabalham, entretanto, é necessário realizar treinamentos mais constantes e completos com o time de TI, afinal, eles são a primeira linha de defesa cibernética em uma empresa.

No ano passado, o site MUNDO RH disponibilizou UM ARTIGO onde comenta sobre a responsabilidade da empresa Nexoos (fintech de crédito) com a questão, onde a mesma deu um passo a mais e criou toda uma área interna focada em Privacidade e Proteção de Dados.

Apesar de definirem e alcançarem diferentes soluções, inúmeras empresas do mercado estão se preocupando cada vez mais em preparar seus colaboradores e reorganizar seus departamentos para que, deste modo, a privacidade de dados seja uma pauta constante em seu dia a dia de trabalho.

Conclusão

Agora você já sabe que para evitar problemas para seus clientes e para sua empresa, está mais do que na hora de adotar práticas que te auxiliem na proteção de dados no dia a dia de trabalho. E, tais práticas, podem ser realizadas seguindo as cinco ações que comentamos ao longo do texto, sendo elas:

  1. Conheça as leis e regulamentações sobre a privacidade de dados;
  2. Minimize a coleta de dados desnecessários;
  3. Mantenha os dados seguros;
  4. Dê transparência aos clientes sobre a coleta e uso de dados;
  5. Treine os funcionários sobre a importância da privacidade de dados.

Além disso, você também pode contar com as soluções em tecnologia da TND BRASIL para maximizar seus resultados em proteção empresarial. Então, ENTRE EM CONTATO CONOSCO hoje mesmo para saber mais sobre como garantir a privacidade dos dados se seus clientes!