Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

Por que o Software como Serviço é a melhor opção para sua empresa

O software como serviço, também conhecido como “Software as a service” ou simplesmente “SaaS”, é uma forma de comercialização de diferentes tipos de sistemas. 

Nesse modelo, o fornecedor escolhido do software contratado fica responsável por toda a estrutura necessária para que o sistema seja viável para que, assim, o cliente possa possuir o acesso necessário, geralmente pagando um valor mensal pelo serviço.

Com isso, fica fácil entender o motivo do software como serviço estar se tornando cada vez mais popular entre as empresas, já que ele permite uma grande facilidade de uso, escalabilidade entre softwares e a flexibilidade que os usuários necessitam.

Prossiga com a leitura e conheça mais sobre esse tipo de serviço!

Vantagens do software como serviço para sua empresa

Um serviço como esse não passa em branco quando falamos de suas vantagens, seja para as empresas em si ou para os usuários que os utilizam. E, para que você fique ainda mais por dentro do assunto, separamos cinco vantagens que podem fazer toda a diferença para o seu trabalho e, é claro, sua empresa.

Continue a leitura e confira!

  1. Redução de custos

Um ponto óbvio quando você possui acesso em nuvem de softwares, é não precisar de meios físicos para mantê-los em sua empresa. Ou seja, não é necessário ter servidores, máquinas, cabos e espaços físicos para eles. Assim, sua empresa economiza não apenas dinheiro, mas também espaços que podem ser melhor utilizados.

  1. Flexibilidade e escalabilidade

Como já comentamos no início do texto, a flexibilidade e escalabilidade são duas características bem presentes no modelo de software como serviço. 

A escalabilidade permite que você migre de um software para outro conforme a necessidade, já a flexibilidade garante acesso para quando e onde você precisar do software, para que assim seu trabalho possa ser realizado de qualquer forma. Mas falaremos mais sobre isso a seguir.

  1. Acesso remoto e mobilidade

Como o conceito de SaaS é trabalhar os softwares a partir do acesso em nuvem, é claro que o acesso remoto é um ponto-chave nesse momento, permitindo que o usuário acesse o mesmo sempre que precisar, apenas a um clique de distância.

A partir disso, a mobilidade também entra em ação, já que agora não é mais necessário estar diretamente na empresa para realizar seu trabalho. Assim, você pode acessar seus softwares de notebooks, celulares ou até mesmo tablets, basta apenas ter um acesso à internet e voilà!

  1. Atualizações regulares e suporte técnico

Outra grande vantagem do software como serviço é a sua facilidade em manter a atualização dos softwares, que geralmente são realizadas de forma regular. 

Agora, o cliente não precisa ficar perdido em como uma atualização como essa deve ser realizada ou o que ele deve fazer, já que ela é feita de forma automática na maioria das vezes e, quando não, é entregue de uma forma intuitiva e fácil para que o usuário a realize.

O suporte técnico também fica ainda mais próximo do cliente, já que em serviços como esse é disponibilizado um espaço imediato para contato com o mesmo. Assim, você não precisa ficar procurando responsáveis, números de contato, sofrer a perda de informações ou a demora para resolução do problema. 

  1. Maior segurança de dados

Imagine que seu computador de trabalho pare de funcionar de vez do nada ou que seu servidor seja invadido por hackers. Sim, esses são dois dos maiores medos das empresas e são duas coisas extremamente possíveis de acontecer.

 O software como serviço chega para trazer maior segurança para essas questões e, consequentemente, seus dados. Com o trabalho em nuvem, mesmo que seu computador pare de funcionar, todo o seu progresso fica salvo a uma internet de distância. 

Além disso, você não precisa se preocupar com a invasão de seus dados, já que isso é um grande foco da empresa que oferece o serviço e, geralmente, eles possuem grandes barreiras de segurança.

Como o SaaS pode ajudar em diferentes setores empresariais

Muitos setores do mercado já estão se beneficiando com as vantagens do software como serviço, principalmente quando falamos usá-lo para cada uma que suas particularidades exigem.

A partir de um relatório da revista Forbes, foi constatado que os setores de educação, engenharia, finanças e governo estão dentre os que mais adotam a nuvem como modo de trabalho. Confira mais sobre as especificidades de cada um deles abaixo!

  1. Engenharia

A partir do SaaS, dentre outras coisas, o gestor possui todas as informações necessárias para mover recursos e delegar funções, para que assim a equipe se adéque aos cronogramas de construção da melhor maneira possível.

  1. Finanças

Nesse setor, uma das coisas que mais chamam a atenção do financeiro nos software como serviço, é a sua capacidade de oferecer escalabilidade e ajudar a reduzir os custos de propriedades, além de, é claro, proporcionar maior segurança para os dados e informações sigilosas.

  1. Educação

A grande questão do SaaS para a educação é seu apoio ao ensino EAD, que com a pandemia teve um enorme salto de procura e aperfeiçoamentos. Ele é capaz de disponibilizar recursos que sustentam o funcionamento dos ambientes de ensinos virtuais, facilitando o trabalho dos professores e a dinâmica para os alunos.

  1. Governo

Não apenas para o governo, mas para todo o terceiro setor, o software como serviço garante a segurança de informações e gera economia de recursos. Além disso, entrega toda a agilidade e eficiência para as empresas desse ramo realizarem todas as suas atividades diárias.

Como escolher o melhor provedor de SaaS

Quando chegar o momento de escolher seu provedor SaaS, é preciso ficar atento a quatro pontos importantes, já que eles vão influenciar diretamente no modo como você conduz seu trabalho com o software como serviço. Saiba quais são esses pontos:

  • Avaliar suas necessidades específicas de trabalho;
  • Checar a reputação e experiência do provedor SaaS escolhido;
  • Avaliar as garantias de privacidade e segurança de dados oferecidas pelo provedor;
  • Ponderar sobre o preço oferecido e as opções de personalização.

Tendo tudo isso em mente na hora de fazer sua escolha, fica bem menos provável que você possua problemas posteriores e consiga realizar seu trabalho sem interrupções.

Conclusão

O software como serviço é a melhor opção para sua empresa, pois, dentre muitas vantagens, proporciona facilidade de trabalho, redução de custos operacionais e segurança de informação. 

Além disso, em uma época de viagens de trabalho constantes e do famoso home office, sua possibilidade de acesso remoto e mobilidade pode fazer uma grande diferença no dia a dia de uma empresa.

Procurando por um provedor SaaS de confiança, com experiência de mercado e recomendado por diversos clientes? Então, conheça mais sobre o trabalho da TND BRASIL e ENTRE EM CONTATO CONOSCO para descobrir mais informações sobre nossos serviços!