De acordo com estudo publicado pela Kantar Worldpanel, empresa de pesquisa de mercado e estatísticas, os brasileiros aumentaram os gastos com comunicação dentro do orçamento familiar gerado pelo crescimento do acesso à internet por meio do uso de smartphones, atingindo um índice de 28,3% em todo o país, comparado a 25,7% no ano de 2014.
O resultado desta pesquisa apontou que 36,8% dos consumidores têm preferência aos dispositivos com toque de tela (touch screen), que em 2014 foi 32,3%, e a quantidade de uso dos aparelhos do tipo tablet ainda é bem tímida, alcançando apenas 1,1%. Sobre o consumo por domicílios, constatou-se que o serviço de internet mais utilizado continua sendo o de banda larga, presente em 65,3% das residências.
Embora a internet venha ganhando espaço, seja para comunicação e informação, a televisão ainda tem grande importância, onde 45% dos lares possuem TV por assinatura, que em 2014 foi 39,4%.
O telefone fixo é o meio de comunicação que cada vez mais tem o seu uso diminuído em função da migração dos consumidores brasileiros para a telefonia móvel, mesmo representando 62,8% da população que ainda possuem o serviço.