Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

Ransomware: Quais são os perigos para as empresas?

Ransomware é um tipo de malware que criptografa os arquivos de uma vítima e exige um pagamento para que seja fornecida a chave de descriptografia. Esse tipo de ataque pode ser particularmente perigoso para as empresas, que podem ter seus sistemas de TI paralisados e seus dados comprometidos. 

Além disso, as empresas também podem enfrentar consequências financeiras e reputacionais graves se cederem aos pedidos de resgate. Por isso, é importante que as empresas estejam cientes dos riscos que o ransomware representa e tomem medidas para se proteger contra esse tipo de ameaça. Continue a leitura para entender mais. 

 

O que é ransomware? 

O ransomware é um tipo específico de malware que nega o acesso do usuário a seus dados, criptografando conjuntos inteiros e demandando um valor resgate (ransom, em inglês) para que o usuário possa ter acesso às suas informações novamente. 

Assim, essa prática também é chamada de sequestro digital, mudando o alvo que usualmente são pessoas, para os seus dados, que muitas vezes têm informações vitais e importantes para o funcionamento de empresas e outras formas de organização, ou mesmo valor sentimental para o seu dono individual. 

 

Como acontece o ataque? 

O ransomware é propagado das mais variadas formas, seja por intermédio de acesso aos sites suspeitos que liberam o código malicioso apenas com a visita do usuário ou por arquivos disfarçados (músicas, imagens, etc.), normalmente divulgados em redes sociais ou enviados por e-mail aparentando algo comum.

Além disso, eles podem ser enviados em arquivos  de  interesse  público,  cobranças,  causas  sociais,  etc. Ainda  podem  ser  liberados  via instalação de aplicativos vulneráveis em dispositivos móveis ou computadores.

Após a liberação do código malicioso no sistema, o ransomware opera “silenciosamente” sem que o usuário perceba. Assim que todos os componentes de bloqueio de dados são instalados, uma mensagem é exibida (seja em um pop-up ou janela) informando sobre o bloqueio dos dados e resgate necessário para sua liberação. A partir deste instante, toda a informação presente no dispositivo se torna totalmente inacessível.

 

Por que as empresas são um alvo tão atrativo para os cibercriminosos? 

As empresas são os principais alvos dos ataques de ransomware por motivos estratégicos, veja: 

 

  • Tendem a ter mais recursos financeiros do que os consumidores individuais, o que significa que podem ser alvos mais lucrativos. 

 

  • As empresas costumam ter dados mais confidenciais do que os indivíduos, tornando-as alvos mais atraentes para o cibercrime. Esses dados podem ser usados para roubar identidades de clientes, fazer cobranças de forma fraudulenta ou vender informações confidenciais no mercado clandestino.

 

  • Por fim, as empresas geralmente relutam em denunciar crimes cibernéticos devido à publicidade negativa que isso pode gerar. 

 

Quais são as principais consequências de um ataque de ransomware para uma empresa? 

Uma das consequências mais devastadoras de um ataque de ransomware é a perda de dados críticos. Isso pode incluir dados de clientes, registros financeiros e informações confidenciais da empresa. Sem esses dados, as empresas podem lutar para se recuperar e podem ser forçadas a fechar suas portas permanentemente. 

Além da perda de dados, as empresas também podem sofrer uma perda de confiança do cliente, bem como danos à sua reputação. Isso pode dificultar a atração de novos clientes ou investidores e a manutenção dos já existentes. 

Por fim, os ataques de ransomware também podem resultar em prejuízos financeiros significativos, pois as empresas geralmente são obrigadas a pagar um resgate para recuperar seus dados. 

 

Como se proteger contra o ransomware? 

Estas estratégias podem ajudar a garantir que o ransomware (junto com outros tipos de ataques) não possam tomar posse de dados importantes: 

 

  1. Políticas cuidadosamente criadas para limitar rigorosamente o número de pessoas e sistemas com privilégios de acesso a armazenamento de dados compartilhados 

 

  1. Monitoramento avançado de email de entrada e outros tipos de tráfego que usam inteligência de ameaças em tempo real para identificar emails maliciosos, URLs comprometidas, hosts C&C e anexos de arquivos contaminados 

 

  1. Monitoramento abrangente do tráfego de rede usando heurística avançada, sandbox e análise de emulação para identificar comportamento suspeito de ataques no perímetro e dentro do perímetro de rede 

 

  1. Tecnologias de endpoints da próxima geração como antimalware avançado que pode detectar e bloquear ransomware. Além disso, tecnologia de whitelisting de aplicações pode ser configurada para bloquear automaticamente a execução de quaisquer aplicações/malware/ransomware em seus endpoints, permitindo apenas aplicações conhecidas (e suas atualizações associadas) 

 

  1. Treinamento do usuário final para minimizar a eficácia de spam malicioso e ataques de phishing que podem infiltrar ransomware na rede .

 

Além dessas estratégias preventivas, também é fundamental usar uma solução segura de backup. Se, apesar de seus melhores esforços, você for vítima de ransomware, a capacidade de restaurar rapidamente seus dados sequestrados de um arquivo recente de backup significa não ter que pagar o resgate. 

Se todos usassem um sistema de backup automatizado, seguro e independente do armazenamento local e dos sistemas – de preferência uma solução em nuvem – o ransomware deixaria de ser lucrativo e provavelmente desapareceria.

 

Trend Micro – Como a parceira da TND Brasil pode ajudar sua empresa ?

A Trend Micro Smart Protection Network é um sistema de inteligência de ameaças em tempo real que reúne informação de milhões de pontos de coleta e usa análises de “big data” para produzir inteligência atualizada sobre as últimas ameaças. 

Todas as soluções de segurança da Trend Micro são constantemente atualizadas com a informação mais recente para possibilitar a identificação de endereços IP maliciosos, endereços da web, hosts C&C, códigos maliciosos escondidos em arquivos e as últimas ameaças de malware e exploits de dia-zero. 

Entre em contato com a TND Brasil e agende uma conversa! 

banner de contato TND