Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

Pentest: o que é, como é feito, benefícios e o que fazer depois

O pentest é uma técnica de segurança da informação que tem como objetivo avaliar as vulnerabilidades em um sistema, bem como o nível de proteção contra ataques. Ele pode ser feito através da simulação de um ataque real, para identificar pontos fracos e corrigi-los. Continue a leitura para saber quais os benefícios para sua empresa e o que fazer após o teste.

 

O que é um Pentest e como ele funciona? 

Um teste de intrusão, também conhecido como pen test ou hacking ético, é uma técnica de auditoria de segurança usada para identificar pontos fracos em sistemas de computadores, redes e aplicativos. 

Ele envolve testar a segurança da infraestrutura de TI de uma organização, simulando um ataque de uma fonte externa. O objetivo de um teste de penetração é identificar quaisquer vulnerabilidades que possam ser exploradas por hackers mal-intencionados e outros criminosos cibernéticos.

Feito isso, as empresas podem tomar as medidas apropriadas para proteger seus sistemas.

 

Quais os benefícios do Pentest para sua empresa? 

Realizar um teste de intrusão na empresa pode trazer inúmeros benefícios. Primeiro, uma visão externa especializada pode detectar vulnerabilidades que podem passar despercebidas para os profissionais internos. Isso ajuda a reduzir o risco de ataques reais e possíveis danos financeiros à empresa.

Além disso, realizar testes de intrusão também pode ser um diferencial competitivo para o seu negócio, pois mostra que a empresa está comprometida com a segurança dos dados e  informações confidenciais. Isso cria credibilidade junto a clientes e parceiros da empresa.

 

Como o teste é feito? 

Em suma, os testes de vulnerabilidades são divididos em 3 fases: planejamento, execução e pós-execução. Veja abaixo como cada uma delas funciona: 

 

Planejamento

Nesta primeira fase acontece o levantamento inicial das informações que serão utilizadas para a modelagem dos testes, sendo coletado detalhes de infraestrutura, bem como recursos e equipamentos necessários para a realização do pentest. 

Além disso, são reunidas informações para posteriores avaliações, definição de ameaças de interesse, controles de segurança, planos de gerenciamento, requisitos, metas, objetivos, fatores de sucesso, suposições, recursos disponíveis, entre outros.

São definidos também os tipos de testes que serão realizados, como testes internos e externos e se os testes seguirão a metodologia da “caixa preta” (com nenhum conhecimento do sistema a ser avaliado) ou da caixa branca (com conhecimento parcial ou irrestrito de qualquer informação relevante para a execução do teste). 

 

Execução

Nesta fase há a identificação dos riscos e vulnerabilidades. Ela é subdividida nas sub etapas: obtenção de informação, scanning e mapeamento, identificação de vulnerabilidades, e ataques. Veja:   

 

Obtenção de Informação

A detecção e mapeamento de caminhos de ataque é uma necessidade quando se trata de analisar redes. A coleta passiva (como o uso de sniffers) e a coleta ativa (como técnicas como WHOIS, DNS, Engenharia Social, Dumpster Diving) são especialmente importantes nesse processo.

 

Scanning e Mapeamento

O processo de varredura e mapeamento da rede começa após a etapa de coleta de dados. Os principais objetivos incluem: identificação da atividade do host, mapeamento de redes e portas, bem como serviços em uso e detecção de sistemas operacionais e rotas.

 

Identificação de Vulnerabilidades 

Após mapeamento dos sistemas e serviços pertencentes à rede, deve-se detectar vulnerabilidades conhecidas ou determinados caminhos que possam ser explorados para promover a invasão, estimando-se o impacto que cada uma delas pode causar. 

 

 

Ataques 

São realizados logo após a identificação das vulnerabilidades, através da obtenção de acesso não autorizado com o maior nível de privilégio possível. 

 

Pós-Execução

Corresponde à última fase do pentest. Nesta etapa é realizada uma análise de todas as vulnerabilidades identificadas na fase de execução, identificando causas e estabelecendo recomendações de mitigação de tais vulnerabilidades e riscos. 

Lembre-se: deve ser gerada uma documentação durante a execução do teste com o intuito de se manter registro de todas as atividades de forma transparente. 

 

O que fazer após um pentest? 

As organizações podem utilizar testes de intrusão para avaliar sua postura geral de segurança e revisar planos sobre como fortalecê-la. Os resultados do teste oferecem às empresas a chance de revisar essas descobertas com todas as partes interessadas envolvidas e avaliar o que deve acontecer a seguir para aumentar a segurança corporativa. 

Feito isso, as empresas podem recorrer a soluções robustas de firewalls ou antivírus, por exemplo, para garantir a segurança dos dados. 

Leia também: Dicas para evitar ataques cibernéticos na sua empresa

 

Gostou do assunto? Compartilhe o conteúdo e acompanhe nosso blog para saber mais sobre cibersegurança empresarial