Em parceria com a Vivo, empresa provedora de acesso à internet, e a Telebras, autorizada em usar e manter a infraestrutura e as redes de suporte de serviços de telecomunicações da administração pública federal, o Google realizou testes do chamado Projeto Loon em 28 de maio e ontem nas cidades de Teresina e Campo Maior, no estado do Piauí, para transmissão de sinal de internet através de balões.
O ministro das Telecomunicações, Paulo Bernardo, esteve presente no primeiro teste, e de acordo com ele, o Governo Federal aponta como prioridade o progresso do uso de internet para todas as classes sociais em todo o Brasil e para isso será necessário o uso de todas as tecnologias disponíveis tais como: equipamentos fixos e móveis, fibras ópticas e satélites. Ainda segundo Bernardo, devido a extensão territorial brasileira e dificuldades geográficas, todas as novidades de tecnologia serão bem recebidas. Este Projeto do Google poderá trazer soluções na dificuldade de acesso à banda larga nas regiões com maior dificuldade de oferta.
Segundo Fabio Coelho, presidente do Google Brasil, o governo federal fez o convite para testar o Loon, onde demonstrou reconhecer que este projeto de acesso à internet ultrapassará barreiras em regiões distantes dos centros urbanos, citando como exemplo a região da Amazônia bem como áreas rurais do Nordeste brasileiro, impulsionando assim o desenvolvimento econômico e a educação.