Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

Zero Trust: O que é e como ele ajuda o seu negócio

O Zero Trust é uma abordagem cada vez mais popular em um mundo onde os ataques cibernéticos estão se tornando mais sofisticados e as ameaças internas podem ser tão perigosas quanto as externas. Veja abaixo o que é o modelo confiança zero e 7 dicas para implementar a estratégia na sua empresa. 

 

O que é o conceito de Zero Trust?

O conceito de Zero Trust (ou confiança zero) é uma estratégia de segurança de rede que se baseia na ideia de que nenhum usuário, dispositivo ou rede deve ter acesso implícito ou confiável a sistemas da organização, dentro ou fora da rede. 

Em vez disso, cada conexão deve ser continuamente avaliada em termos de sua postura de segurança e necessidades. Ou seja, cada conexão deve ser verificada antes de ser autorizada a acessar qualquer recurso, seja um aplicativo, sistema, dispositivo ou rede. 

Essa abordagem é baseada na ideia de que a segurança deve ser implementada em todas as camadas da infraestrutura de TI, desde o endpoint até a nuvem, para garantir que apenas usuários e dispositivos legítimos tenham acesso aos recursos protegidos. 

 

Como implementar?

A implementação do modelo Zero Trust em um negócio pode ser um processo complexo, mas existem algumas etapas importantes que podem ajudar na implementação bem-sucedida:

 

Avaliar a infraestrutura de TI atual 

Uma avaliação completa da infraestrutura de TI existente é necessária para entender quais recursos precisam ser protegidos e quais são os pontos fracos da segurança.

 

Identificar dados sensíveis 

É importante identificar e classificar os dados sensíveis, definir políticas de acesso e implementar controles de segurança para proteger esses dados.

 

Implementar autenticação multifatorial

A autenticação multifatorial deve ser integrada em todas as camadas da infraestrutura de TI para garantir que apenas usuários ou dispositivos autorizados tenham acesso aos recursos.

 

Adotar a segmentação de rede 

A segmentação é uma estratégia importante para proteger a rede contra ataques cibernéticos, limitando o acesso a recursos somente para usuários ou dispositivos autorizados.

 

Monitorar constantemente a rede

Implementar uma estratégia de monitoramento proativo para detectar e responder rapidamente a possíveis ameaças de segurança.

 

Treinar os funcionários

É importante educar os funcionários sobre as políticas e incentivá-los a adotar boas práticas de segurança cibernética.

 

Implementar soluções de segurança avançadas 

Soluções de segurança avançadas, como firewalls, detecção e resposta a ameaças e análise comportamental, podem ajudar a proteger ainda mais a infraestrutura de TI.

 

A implementação do modelo Zero Trust pode ser um processo gradual, mas é um passo importante para garantir a segurança cibernética em um mundo cada vez mais ameaçador.

 

Quais os benefícios do Zero Trust para o meu negócio? 

A implementação do modelo de confiança zero pode trazer diversos benefícios para o seu negócio. 

O maior deles é a proteção da sua infraestrutura de TI e dos seus dados contra ataques cibernéticos, que podem resultar em roubo de informações valiosas ou perda de dados críticos. 

Além disso, o Zero Trust pode ajudar a aumentar a visibilidade da rede e sistema, permitindo que você tenha mais controle sobre o acesso a recursos internos. Com o Zero Trust, você pode reduzir riscos e complicações, implementando políticas de segurança e protegendo o acesso de usuários e dispositivos, dentro de aplicativos, em redes e na nuvem. 

Em geral, a implementação do modelo Zero Trust pode ajudar a melhorar a segurança de sua empresa e garantir a produtividade de seus funcionários, sem comprometer a segurança de seus dados.

 

O que diferencia o ZTNA da VPN? 

A principal diferença entre as duas tecnologias é a forma como gerenciam o acesso aos recursos internos. As VPNs geralmente fornecem acesso remoto a toda a rede interna da empresa, uma vez que o usuário se conecta. 

Em contraste, o ZTNA adota uma abordagem mais segmentada e baseada no contexto. Ele usa autenticação multifatorial e criptografia para verificar a identidade do usuário e o contexto de acesso antes de permitir o acesso a recursos específicos. Em outras palavras, o ZTNA fornece acesso apenas aos recursos necessários para realizar uma determinada tarefa ou trabalho, em vez de conceder acesso a toda a rede.

 

Quais os desafios para a implementação do Zero trust? 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Fortinet em 24 países, incluindo o Brasil, mais da metade das organizações enfrenta desafios na implementação de estratégias Zero Trust, e muitos estão aquém de uma estratégia holística e lutam para implementar alguns conceitos básicos de segurança. 

A mudança da confiança para o modelo de Zero Trust é uma prioridade para as organizações, mas a implementação desse modelo pode ser desafiadora, pois uma mudança de cultura e de mentalidade pode ser difícil de ser alcançada. 

 

Como a TND Brasil pode te ajudar

A Fortinet é parceira da TND Brasil! As soluções Fortinet Network Access oferecem a segurança de dispositivo necessária para ver e controlar todos os dispositivos e usuários em  toda a rede. Com proteção proativa, as organizações podem garantir que suas redes estejam protegidas contra as ameaças mais recentes.

A estrutura exclusiva Zero Trust Network Access da Fortinet aproveita uma coleção totalmente integrada de soluções de segurança que permite:

  • Identificar e classificar todos os usuários e dispositivos que buscam acesso à rede
  • Avaliar seu estado de conformidade com as políticas de segurança interna
  • Atribuí-los automaticamente a zonas de controle
  • Monitora-los continuamente dentro e fora da rede

Entre em contato agora mesmo e conheça a melhor solução para o seu negócio. 

banner de contato TND