Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

Antivírus para empresas: Descubra como escolher o melhor

Para garantir a proteção da sua rede computacional da sua empresa diante de vírus perigosos, é necessário contar com um mecanismo antivírus confiável para impedir que arquivos e processos infectados invadam o seu sistema. No mercado, existem diversos produtos que identificam e eliminam softwares indesejados, protegendo todas as suas ações durante o uso da máquina.

Neste artigo, iremos comentar um pouco mais sobre o que são os antivírus, como eles atuam na prática e, principalmente, qual solução a TND BRASIL recomenda fortemente para sua empresa. Continue a leitura e descubra!

O que é um antivírus para empresas? 

O antivírus corporativo é um tipo de software de segurança projetado para proteger os sistemas de computadores e as redes de uma organização contra ataques mal-intencionados. 

Ele foi projetado especificamente para detectar, prevenir e remover ameaças representadas por vírus, softwares maliciosos e outras formas de ameaças cibernéticas. Ou seja, ele ajuda as organizações a manterem seus dados protegidos contra acesso ou manipulação não autorizados. 

À medida que as empresas se tornam mais dependentes da tecnologia digital para operações diárias, as soluções antivírus corporativas estão se tornando cada vez mais importantes para manter as informações seguras.

Quais as principais diferenças de um antivírus doméstico para um corporativo?

O antivírus doméstico e o antivírus corporativo servem ao mesmo propósito: proteger os usuários contra ameaças maliciosas. No entanto, existem algumas diferenças distintas entre os dois que os tornam adequados para diferentes casos de uso. 

Os antivírus domésticos tendem a ser projetados para o consumidor médio e fornecem proteção básica contra vírus, malwares e outros softwares maliciosos. O antivírus corporativo, por outro lado, é projetado para empresas e organizações e fornece proteção mais abrangente contra vários tipos de ameaças. 

Além disso, o antivírus para empresas também inclui recursos como gerenciamento remoto, ferramentas avançadas de geração de relatórios e padrões de criptografia mais robustos.

Por que uma empresa precisa de uma solução robusta?  

De acordo com a FORTINET, entre 2020 e 2021, as tentativas de ciberataques mirando o Brasil saltaram de 8,4 bilhões para 88,5 bilhões. Isso contabiliza uma alta de 950%, e as principais vítimas são as empresas. Por isso, contar soluções de proteção de dados é algo que não pode ficar de fora do radar dos gestores. 

Com o programa antivírus certo instalado, as empresas podem proteger suas informações confidenciais, evitar ataques cibernéticos e manter seus sistemas funcionando sem problemas. 

Isso é especialmente importante para organizações que dependem da tecnologia para armazenar dados confidenciais de clientes ou processar transações financeiras, por exemplo. 

Ter um antivírus confiável é uma das maneiras mais eficazes de garantir que os ativos valiosos de sua empresa permaneçam seguros e protegidos o tempo todo, o que reflete diretamente na satisfação do cliente e na reputação do seu negócio. 

Leia também: Ataques cibernéticos em 2023: o que esperar e como prevenir

O que usar além do antivírus

À medida que as ameaças de segurança cibernética se tornam mais sofisticadas, as empresas precisam tomar medidas adicionais além da proteção antivírus para proteger seus dados e redes. 

Existem várias medidas que podem ser tomadas para aumentar a segurança da infraestrutura digital de uma empresa, incluindo firewalls, criptografia, controle de acesso, autenticação de dois fatores, registro e monitoramento da atividade do usuário. Essas medidas podem ajudar a impedir o acesso não autorizado ou a ocorrência de atividades maliciosas no sistema, além de minimizar o risco de violação de dados.

Além disso, é essencial aconselhar os colaboradores para que evitem o uso indevido de sites ou aplicativos. 

Leia também: Firewall: o que é, tipo e como escolher

Como escolher um antivírus para minha empresa?

Escolher um antivírus para sua empresa pode ser uma tarefa desafiadora. Com tantas opções disponíveis, pode ser um desafio garantir que você esteja obtendo a proteção certa para o seu negócio. 

Uma das coisas mais importantes a considerar ao escolher um antivírus é a confiabilidade da empresa da qual você está comprando. É essencial escolher uma marca que já existe há algum tempo e tem uma boa reputação em termos de qualidade e atendimento ao cliente. Fazer pesquisas sobre diferentes empresas e ler análises pode ajudá-lo a tomar uma decisão informada ao selecionar um antivírus para sua empresa.

Aqui na TND BRASIL, nós contamos com a revenda de parceiros especialistas no mercado como, por exemplo, um dos antivírus mais requisitados do mercado. Veja-o abaixo! 

Trend Micro

A TREND MICRO é uma empresa com mais de 30 anos de atuação e inovação, hoje é considerada líder de mercado mundial de tecnologia e, conta com mais de 500.000 clientes protegidos em todo o planeta. Nossa solução antivírus e antimalware é baseada em inteligência artificial e machine learning, o que nos permite identificar e neutralizar as ameaças mais sofisticadas em tempo real. 

Dica: Qual a importância de manter um antivírus atualizado?

Não basta apenas ter um antivírus, é muito importante certificar-se que ele esteja sempre atualizado. Existem muitas formas de uma máquina ser contaminada com vírus, como por meio de hardwares conectados na maquina, e-mails, sites de conteúdo erótico ou duvidoso, download de arquivos e programas de sites não confiáveis e por vários outros meios. 

Esses vírus têm como finalidade interferir no funcionamento do computador para registrar, corromper, destruir dados, roubar dados, transferir informações para outras máquinas etc.

Podemos ressaltar que, apesar da evolução e qualidade dos antivírus e de seus vários recursos para combater e impedir que o sistema seja infectado, nenhum deles é considerado totalmente seguro, pois assim como os desenvolvedores de antivírus estão trabalhando constantemente para agregar as assinaturas dos vírus em suas listas e assim continuar protegendo seus usuários, os cibercriminosos também estão trabalhando para atualizar seus vírus e conseguirem burlar os sistemas de segurança. De qualquer forma, mantê-lo sempre atualizado é o mínimo necessário para melhorar e manter as máquinas protegidas.

Além de tudo o que comentamos anteriormente, é imprescindível ficar atento a duas importantes questões, que vão auxiliá-lo na prevenção de ataques na sua máquina e rede. Confira-as a seguir!

1 – Quais os sinais de que seu computador pode estar infectado?

Se seu computador estiver funcionando lentamente, seus programas estiverem travando com muita frequência ou não respondem rapidamente, então, é hora de realizar um escaneamento para verificar se está tudo de acordo.

Leia também: Dicas para evitar ataques cibernéticos em empresas

2 – Como prevenir seu computador dos vírus?

Uma das formas mais comuns de contrair um vírus é através de e-mails, por isso esteja sempre atento à fonte de suas mensagens, se for de algum remetente desconhecido solicitando senhas ou atualizações de cadastro, por exemplo, desconfie.

O mesmo vale para links de quizzes ou vídeos suspeitos nas redes sociais, além de banners que prometem promoções muito absurdas ou soluções milagrosas.

Leia também: Como proteger sua empresa contra ataques de phishing

Buscando soluções de antivírus? Conte com o auxílio da TND Brasil!

Com a TND BRASIL, você conta com técnicos certificados e comprometidos com a sua total satisfação, garantindo que cada processo seja realizado com expertise, desde a implantação até o suporte de nossos serviços.

Então, não deixe de conhecer mais a fundo o antivírus TREND MICRO e, a partir de nossos especialistas, saber como essa solução de proteção pode auxiliar sua empresa a alcançar excelência de segurança. ENTRE EM CONTATO CONOSCO agora mesmo!

banner de contato TND