Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

Dicas para evitar ataques cibernéticos em empresas

Os ataques cibernéticos representam uma séria ameaça para as empresas. Eles podem causar perdas financeiras, danos à reputação ou até mesmo roubo de dados. Portanto, é importante que as empresas entendam os diferentes métodos de ataque cibernético e tomem medidas para proteger seus sistemas dessas atividades maliciosas. Veja nosso conteúdo abaixo e saiba como evitá-los. 

 

O que é um ataque cibernético? 

Ataques cibernéticos são tentativas maliciosas de acessar, interromper ou destruir redes ou sistemas de computadores. Eles podem vir de várias formas e ter uma variedade de objetivos, desde roubar dados até interromper serviços e manipular sistemas de computador. Os ataques cibernéticos podem ser conduzidos por indivíduos, grupos ou organizações para ganhos financeiros, razões políticas ou simplesmente pelo desafio.

Eles podem fazer isso explorando vulnerabilidades de segurança no sistema ou usando técnicas de engenharia computacional. À medida que a tecnologia continua a evoluir e se tornar mais sofisticada, os invasores cibernéticos também estão encontrando técnicas mais inovadoras para obter acesso a informações confidenciais. 

 

Ataques cibernéticos em empresas: O que você precisa saber?

 

  1. Empresas de todos os portes estão sujeitas aos ataques cibernéticos;
  2. Algumas empresas têm sofrido ataques indiretos, onde o alvo não é direcionado ao negócio por inteiro, mas sim usa recursos para perpetrar ataques direcionados e mascarar o responsável pelo crime.
  3. A motivação nem sempre é financeira, eles podem utilizar máquinas e outros recursos da empresa para realizar atos ilícitos; 
  4. Ferramentas tradicionais são necessárias, mas não suficientes;
  5. Cada negócio pede um tipo de proteção;

 

Como proteger sua empresa de um ataque cibernético

Abaixo separamos 7 dicas que irão ajudar na segurança do seu negócio:

 

Conheça os tipos de ataques 

Para se prevenir do inimigo, o primeiro passo é saber como ele atua, veja abaixo quais são os tipos de ataques mais comuns: 

 

Ransomware

O Ransomware consiste no sequestro de dados com a intenção de pedir pagamento para a sua liberação. Os acessos do usuário ficam bloqueados e ele recebe uma intimação para fazer o pagamento do resgate, sob o risco de ter as suas informações deletadas ou divulgadas, caso sejam sigilosas e importantes. Esse tipo de ataque fica cada vez mais sofisticado e usa criptografia para impedir qualquer tentativa de acesso aos dados roubados. 

Ransomware: evite o “sequestro” de arquivos e a exigência de pagamento do resgate

 

Malware 

Os Malwares são programas indesejados instalados em computadores ou redes por meio de sua conexão à internet ou arquivos, sem o consentimento do usuário. Geralmente disfarçados com a extensão dos programas tradicionais, vírus e Trojan Horse (também conhecido como “Cavalo de Tróia”) são os mais comuns. Enquanto um vírus pode se propagar através do sistema ou da rede, o Cavalo de Tróia não se replica mas abre caminhos para outros softwares maliciosos entrarem na rede da empresa.

 

Ataques de senhas 

Senhas são uma forma de acesso clássica, mas também representam um risco devido aos hackers que se esforçam para obter informações confidenciais. Uma vez que essas senhas são descobertas, as consequências podem ser graves, comprometendo o acesso e o bloqueando de recursos restritos, além da modificação de outras credenciais. Por esses motivos, é importante adotar medidas de segurança para proteger suas contas.

 

Ataques de força bruta 

Os hackers podem usar ataques de senha de força bruta para tentar se infiltrar em uma rede. Nesses casos, os invasores podem empregar bots que geram várias combinações ou dicionários com termos comumente usados e séries de senhas. 

 

SQL injection

Os bancos de dados são o foco dos ataques SQL Injection. Estes podem ser acessados por meio do comando de pesquisa do tipo SQL, permitindo a captura de login e senha. A partir deste dado, os responsáveis por essa ação maliciosa conseguem realizar diversas mudanças desde exclusão e alteração parcial a comandos mais avançados como desligamento do sistema.

Leia também: Ataques cibernéticos em 2023: O que esperar e como prevenir

 

Identifique os pontos que precisam de atenção

Estabelecer medidas de segurança contra ataques cibernéticos é essencial para as empresas. O segundo passo nessa direção é identificar potenciais fraquezas nos sistemas e redes do seu negócio, que possam facilitar ou incentivar o acesso por parte dos hackers. Realizar análise de vulnerabilidades e testes de invasão com frequência é fundamental para garantir a segurança dos dados da sua organização. 

 

Mapeie as consequências 

As consequências de um cibercrime dependem do tipo do ataque e dos danos causados por ele, mas as principais delas são: 

 

  • Perda de dados: quando há a exclusão definitiva do acesso a informações do negócio;

 

  • Roubo de dados: esse tipo de ataque, normalmente, é acompanhado do pedido de “pagamento resgate” para devolução das informações ;

 

  • Bloqueio de dados: esse ataque impede o acesso a conteúdo com o excesso de demandas geradas virtualmente. Nessa condição, um sistema de pagamento pode ter milhares de vendas retidas, por exemplo; 

 

Dessas consequências, outras podem ser geradas, como o prejuízo com o pagamento do resgate, a divulgação dos dados como retaliação e, claro, o bloqueio das operações do negócio, que hoje estão quase completamente dependentes e conectadas por seus sistemas.

 

Aposte em soluções de qualidade 

Os firewalls oferecem proteção essencial para sua rede e são projetados para bloquear conteúdo malicioso sem interferir na transmissão dos dados necessários. Existe uma grande variedade de firewalls disponíveis no mercado, oferecendo diferentes configurações e vários níveis de acesso, dependendo do usuário. Os firewalls podem bloquear arquivos maliciosos ou URLs suspeitos, ajudando a manter a rede da sua empresa protegida contra possíveis ameaças. 

É importante observar, no entanto, que um firewall é apenas uma primeira linha de defesa, ele não pode servir como política de segurança central para uma organização. Os firewalls não substituem softwares como proteção antivírus

Embora existam muitas opções de antivírus gratuitas disponíveis online, elas fornecem proteção básica e podem não proteger contra ameaças mais sofisticadas. O antivírus fornece a última linha de defesa de uma rede e deve ser poderoso o suficiente para resistir a ataques cibernéticos em larga escala. 

 

Invista em criptografia

Não podemos subestimar o potencial dos ataques cibernéticos, por isso as empresas precisam investir em criptografia para proteger seus bens. As informações têm hoje grande valor para qualquer negócio e, portanto, sua transmissão – seja internamente ou externamente- deve ser feita com recurso a esta tecnologia. 

Assim, todas as transações relacionadas à sua companhia ficarão otimizadas, isto inclui compra/venda , trocas internas/externas entre colaboradores, clientes, fornecedores ou sites de e-commerce.

 

Aplique uma política de segurança interna

Assim como usar um bom firewall, um bom antivírus e investir em criptografia são essenciais, as empresas precisam instituir políticas de segurança da informação. Ao fazer isso, você pode criar normas como: estabelecer senhas fortes e realizar alterações regulares de senha; impedir a conexão de dispositivos externos ou estranhos, como USBs, à rede; e proibir os usuários de baixar aplicativos sem autorização prévia. 

Essas medidas simples e práticas reduzem significativamente o risco de sua empresa ser atacada com sucesso.

 

Conte com a ajuda de especialistas na área! 

Ao longo desses anos, a TND Brasil concentra seus esforços no atendimento a empresas de todos os portes e segmentos, fornecendo serviços de consultoria e desenvolvimento de projetos em Tecnologia da Informação (TI), suporte técnico, gerenciamento e terceirização de ambientes computacionais.

Uma empresa dinâmica, pró-ativa, e como poucas empresas no mercado, interessada no sucesso e evolução dos negócios de seus clientes

banner de contato TND