Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

5G e cibersegurança: Veja como proteger sua empresa

Com a popularização da tecnologia 5G, as empresas estão sendo cada vez mais expostas a riscos de cibersegurança. Isso porque a nova tecnologia aumenta a velocidade e a capacidade de transferência de dados, o que facilita o acesso a informações confidenciais. Além disso, ele também amplia ainda mais a área de cobertura das redes, o que significa que os atacantes podem estar em qualquer lugar do mundo. Veja abaixo quais os riscos relacionados ao 5G e cibersegurança, e como proteger seu negócio. 

 

O que é a rede 5G? 

A rede 5G pode ser caracterizada como a sucessão da rede móvel de quarta geração (4G), que traz mais conexão entre indivíduos a velocidades extremas com um menor tempo de resposta. Assim, as pessoas podem controlar diversos dispositivos e/ou variados aparelhos utilizados no seu dia-a-dia.

A fácil e rápida implementação desta nova rede é permitida através da já utilizada tecnologia LTE, tecnologia essa utilizada para a distribuição do sinal de rede móvel. 

 

No geral, ela se caracteriza por: 

1- Uma velocidade de navegação dez vezes superior à utilizada no 4G; 

2- Uma menor latência, isto é, o tempo resultante da conexão entre dois pontos de rede (o terminal como um telefone e o seu servidor); 

3- Uma maior conexão por quilômetro quadrado de novos aparelhos, os denominados sensores e terminais de IoT.

 

Quais os benefícios do 5G para empresas?

O uso de redes 5G vem para ajudar as empresas a reduzir custos e agilizar seus processos. Elas também podem usar essa tecnologia para aprimorar a experiência do cliente, fornecendo conexões mais rápidas e confiáveis. 

Além disso, com o aumento das velocidades das redes de quinta geração, surge uma maior capacidade de transferência de dados, o que pode levar a análises aprimoradas e melhores percepções sobre o comportamento do usuário. 

Por fim, a introdução do 5G oferece às empresas novas oportunidades de inovação por meio de serviços como sistemas de controle de rede IoT, automação de processos robóticos e recursos de computação de ponta.

 

Quais os desafios relacionados ao 5G e cibersegurança para empresas? 

O maior desafio para as empresas quando se trata de 5G e cibersegurança é garantir que seus sistemas estejam protegidos contra possíveis ataques. As redes 5G são muito mais rápidas e eficientes do que as gerações anteriores, o que as torna mais atraentes para os hackers. 

Além disso, com mais dispositivos conectados à rede e o aumento na quantidade de dados gerados, há um risco maior de violações de dados e outras ameaças cibernéticas.Tudo isso envolve riscos devido ao fato de a arquitetura das redes ser centralizada nas operadoras, ao aumento do poder de processamento na borda da rede e, principalmente, ao aumento do número de antenas e uso de redes definidas por software em 5G, o que aumenta exponencialmente a superfície de atacantes. 

Como tal, é importante que as empresas tenham medidas robustas de segurança cibernética para proteger seus sistemas e dados.

 

Exemplos de ataques cibernéticos que podem ocorrer na era do 5G 

 

Ataques de botnet: controlam uma rede de dispositivos conectados para orquestrar um ataque cibernético massivo;

 

Ataques de negação de serviço distribuído (DDoS): sobrecarregam uma rede ou site para deixá-lo off-line;

 

Ataques man-in-the-middle (MiTM): interceptam e alteram silenciosamente as comunicações entre duas partes;

 

Monitoramento de localização e interceptação de chamadas: podem ser feitas até se alguém souber apenas um pouco sobre protocolos de paginação de transmissão;

 

Como proteger seu negócio

Como vimos acima, o 5G oferece diversos benefícios para as empresas e não deve ser visto como um vilão, o melhor a se fazer é prevenir os ciberataques. Para se proteger contra essas ameaças, as organizações devem encontrar maneiras de desenvolver medidas de segurança robustas para suas redes de quinta geração. Isso inclui:

 

Aplicar técnicas de segmentação de rede

A segmentação de rede é uma técnica usada para dividir uma rede em segmentos menores, cada um isolado dos outros. Esse isolamento torna mais difícil para os hackers penetrarem na rede e realizar ataques. Ao fazer isso, as empresas podem se proteger desses ataques relacionados às brechas do 5G e garantir a segurança de seus dados e sistemas.

 

Utilizar métodos de autenticação fortes

Para se proteger contra os possíveis ataques da quinta geração de rede, é importante utilizar métodos de autenticação robustos. Isso significa usar uma combinação de fatores como senhas, biometria e tokens para verificar a identidade dos usuários. Ao usar esses métodos, as empresas podem garantir que apenas usuários autorizados tenham acesso a seus dados e sistemas.

 

Implantar o  Zero Trust (ZTNA)

O mundo está cada vez mais interconectado, e o 5G só vai acelerar essa tendência. O Zero Trust Network Access (ZTNA) é uma abordagem de segurança que pode ajudar as organizações a proteger seus dados e aplicativos na quinta geração. Ele verifica usuários e dispositivos antes de conceder-lhes acesso a recursos de rede e monitora continuamente a atividade para detectar e bloquear ameaças. 

Por exemplo, com o Zero Trust Network Access, os usuários não precisam mais carregar um token ou lembrar de uma senha para entrar, e a conexão segura criada por meio do ZTNA não impede o uso de recursos locais como uma impressora doméstica como faria uma VPN. Além disso, com uma estratégia de confiança zero 5G em vigor, os usuários e seus dispositivos são continuamente monitorados e validados durante a sessão.

Ao adotar o ZTNA, as organizações podem proteger seus dados e aplicativos enquanto aproveitam a velocidade e a eficiência do 5G.

 

Adotar práticas seguras de antivírus 

Com velocidades mais rápidas e mais dados sendo transmitidos, há mais oportunidades para os hackers explorarem as vulnerabilidades. Usando um programa antivírus confiável e mantendo-o atualizado, você pode ajudar a proteger seus dispositivos e dados contra ataques.

Todas essas medidas ajudarão a garantir que as redes 5G permaneçam protegidas contra ataques cibernéticos no futuro.

Leia também: Dicas para evitar ataques cibernéticos em empresas

 

Cibersegurança de verdade é com a TND Brasil! 

Ao longo de duas décadas, a TND Brasil concentra seus esforços no atendimento a empresas de todos os portes e segmentos, fornecendo serviços de consultoria e desenvolvimento de projetos em Tecnologia da Informação (TI), cibersegurança, suporte técnico, gerenciamento e terceirização de ambientes computacionais.

Uma empresa dinâmica, pró-ativa, e como poucas empresas no mercado, interessada no sucesso e evolução dos negócios de seus clientes

banner de contato TND